Mathema Mathema

Por que usamos o arco na divisão?

Por Escrito em: 24/05/2019 | Atualizado em 27/05/2019
Compartilhe nas suas redes:

 

Quando dividimos 1025 por 5, porque colocamos o arco sobre o 1 e o 0? Porque 1 não dá para dividir por 5 se 1 vale 1000?

A questão envolvida nessa pergunta relaciona-se com a forma pela qual tradicionalmente exploramos a leitura dos números na divisão. O fato é que quando lemos “1 não dá para dividir por 5”  resumimos uma fala maior, que seria a mais correta: “uma unidade de milhar não dá para dividir igualmente por 5 de modo que cada um receba uma unidade de milhar”.

Ao resumirmos, criamos dois problemas: não consideramos o valor posicional e damos a falsa ideia de que não dá para dividir um número menor por outro maior, o que não é verdade. Se assim fosse, não existiriam as frações nem os decimais não é?

Então, é importante cuidar com a leitura das passagens nos algoritmos convencionais das operações de modo que as crianças compreendam o que fazem e vejam a relação com o sistema de numeração decimal.

Observe que deveríamos falar assim “é possível dividir uma unidade de milhar por 5, de modo que cada um receba uma unidade de milhar ao menos?”  a resposta deverá ser “não”. Daí completamos, “podemos trocar 1 unidade de milhar por centenas para continuar dividindo?”. Resposta “sim”. É por isso que tradicionalmente se coloca um arco sobre o 1 e o 0. O arco indica que “ trocamos” 1 unidade de milhar por 10 centenas e, agora podemos dividir 10 centenas por 5 de modo que cada um receba centenas inteiras, nesse caso serão duas.

 


Minuto Mathema

O Minuto Mathema é o canal de perguntas e respostas do Mathema!

Envie sua pergunta acerca do ensino e aprendizagem de matemática pra gente. Ela pode ser respondida no próximo vídeo do nosso canal! Escreva para comunicacao@mathema.com.br.

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.