“Qual seria a série mais adequada para explorar a correspondência biunívoca?”
Essa é uma pergunta bastante interessante eu vou começar a respondê-la trazendo a ideia do que seja a correspondência biunívoca, que consiste em atribuir a cada objeto de um conjunto um objeto do outro conjunto, e continuar assim até que um ou ambos os conjuntos se esgotem. Veja um exemplo da ideia de correspondência biunívoca, usada para associar um conjunto de botões com um conjunto de palitos:
Analisando a imagem, fazendo corresponder um botão a cada palito, podemos concluir que há mais botões do que palitos e que há um botão a mais ou um palito a menos.
A ideia de correspondência biunívoca está relacionada a muitas das ações que fazemos envolvendo números, tais como: comparação de quantidades, contagem (a cada objeto contado fazer corresponder um único número falado) e mais tarde, também será utilizada na compreensão do conceito de função.
Talvez seja surpreendente a afirmação que farei agora: não é necessário ensinar correspondência biunívoca, ela não é um conteúdo, mas uma das ações naturais que desenvolvemos quando resolvemos problemas quantitativos. E é usada ou não, conforme a compreensão matemática e o domínio de procedimentos de contagem avançam. Assim, é comum que se propusermos que uma criança pequena, de 3 ou 4 anos, compare duas quantidades, ela utilize a correspondência um a um para dizer que há mais botões ou palitos, se ela ainda não domina totalmente os processos de contagem. No entanto, se ela domina processos de contagem, ela conta 5 palitos e seis botões e é capaz de dizer que há mais botões do que palitos.
O importante para a construção do conceito de números é que haja muitas oportunidades de desenvolver diferentes estratégias de comparação de quantidade e contagem, a partir da resolução de problemas quantitativos do tipo: quantos tem? Quantos a mais? Onde tem mais, e utilizar objetos móveis para que possam representar suas resoluções das mais variadas formas. Na resolução eles decidirão qual a melhor estratégia a ser usada naquele momento. Jogos, coleções e a distribuição de materiais na sala de aula são exemplos de situações que promovem bons problemas quantitativos.
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Sensacional!
Parabéns Kátia.
Muito didático e esclarecedor!
Achei o texto bastante explicativo.
Obrigado por responder minhas dúvidas.
Boa Noite!
Muito interessante saber sobre a questão do biunivoca..o minuto matema
Att
Adorei essa aprendizagem, muito esclarecedora! Parabéns
Boa tarde!
Pelo que observei em relação os processos matemáticos e a questão bionivuca na consagração no jargão dos matemáticos e referente, sobre a correspondencia entre entre dois conjuntos, deixando entender a univoca se apresentando em um processo homogêneo;
Excelente explicação sobre correspondência biunívoca, bem como os possíveis campos a serem explorados com a atividade relacionada, usando o concreto como forma de ilustrar o pensando
A observação fará o professor perceber que o aluno consegue fazer a correspondencia entre as colunas expostas, e utilizar outras estratégias se perceber dificuldade