“Dei para meus alunos o problema:
‘Eduardo tinha 10 balas. Deu 5 balas para Mariana e 3 para Gabriela. Com quantas balas ele ficou?’
Alguns alunos resolveram como se fosse uma expressão numérica, sem saberem ainda o que é uma: 10 – 5 – 3 = 2 .
Essa forma de resolução está correta? Não foi uma avaliação, mas, caso fosse, poderíamos considerar correto?”
Veja, o aluno faz uma conta perfeitamente válida na prova ou fora dela.
A expressão numérica, com uso de sinais de associação como parênteses, só é necessária quando temos mais de um tipo de operação na mesma escrita, incluindo uma multiplicação ou divisão, e se for necessário fazer primeiro algumas operações, para depois multiplicar ou dividir o resultado obtido.
Como na expressão (12 -3 +4) x 3, em que o parênteses indica primeiro calcular o valor 12-3+ 4 para então multiplicar.
Caso não seja necessário calcular algo antes de multiplicar ou dividir, valerá a ordem das operações: primeiro a multiplicação e a divisão, depois a adição e a subtração na ordem em que vierem
Na escrita 10 – 5 – 3, utilizada pelos alunos, fazemos as operações na ordem em que aparecem. Fazer 10 – 5 e depois da diferença tirar 3 é o mesmo que fazer 10-5-3.
O Minuto Mathema é o canal de perguntas e respostas do Mathema!
Envie sua pergunta acerca do ensino e aprendizagem de matemática pra gente. Ela pode ser respondida no próximo vídeo do nosso canal! Escreva para comunicacao@mathema.com.br.