Quando dizemos que o zero representa ausência de quantidade, a primeira interpretação é a seguinte: “o zero representa nada”, isto é, se temos zero laranjas, significa que não temos laranja nenhuma.
Agora vamos pensar no caso do valor posicional. Comecemos com 132. Nessa representação numérica, o 1 vale uma centena, o que significa dizer que há 100 unidades agrupadas em 1 centena, ou ainda, podemos entender que 10 dezenas foram agrupadas em uma centena. Da mesma forma, o 3 vale três dezenas, o que significa dizer que há 30 unidades agrupadas em dezenas, ou que, depois que agrupamos as unidades que estavam fora da centena, conseguimos agrupar trinta unidades em 3 dezenas . Finalmente o 2 indica que duas unidades ficaram desagrupadas.
Se o número fosse 102, o que valeria o zero nesse caso? O que ele representa? Como no outro caso, o 1 vale uma centena, o que significa dizer que há 100 unidades agrupadas em 1 centena. Da mesma forma, o 2 indica que duas unidades ficaram desagrupadas. E o zero? Bem, o zero indica que não há nenhuma dezena inteira fora da centena. Veja que, sem dúvida, podemos ter uma interpretação do valor posicional como senso comum “1 vale 100, o 0 não vale nada, o 2 vale 2”. Mas é sempre melhor compreender pelo sentido do sistema de numeração decimal.
O Minuto Mathema é o canal de perguntas e respostas do Mathema!
Envie sua pergunta acerca do ensino e aprendizagem de matemática pra gente. Ela pode ser respondida no próximo vídeo do nosso canal! Escreva para comunicacao@mathema.com.br.
Até o próximo vídeo!
Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.
O Zero não representa na e sim fica de representação numeral
No caso do numeral 102, é correto considerar as respostas abaixo?
1 centena, 0 dezenas e 2 unidades ou 1 centena e 2 unidades.
Olá Edilei!
As duas formas de referir-se a quantidades agrupadas em cada ordem do numeral estão corretas!
Amei tua aula!Parabéns pela tua explicação.