Mathema Mathema

O zero representa sempre ausência de quantidade?

Por Escrito em: 24/05/2019 | Atualizado em 14/10/2019
Compartilhe nas suas redes:

 

 

“Ouvi dizer que o  zero representa a ausência de quantidade. Porém, eu havia aprendido que o valor de um numeral depende da posição dele em um número. Pode me ajudar a entender isso?”

 

Quando dizemos que o zero representa ausência de quantidade, a primeira interpretação é a seguinte: “o zero representa nada”, isto é, se temos zero laranjas, significa que não temos laranja nenhuma.

Agora vamos pensar no caso do valor posicional. Comecemos com 132. Nessa representação numérica, o 1 vale uma centena, o que significa dizer que há 100 unidades agrupadas em 1 centena, ou ainda, podemos entender que 10 dezenas foram agrupadas em uma centena. Da mesma forma, o 3 vale três dezenas, o que significa dizer que há 30 unidades agrupadas em dezenas, ou que, depois que agrupamos as unidades que estavam fora da centena, conseguimos agrupar trinta unidades em 3 dezenas . Finalmente o 2 indica que duas unidades ficaram desagrupadas.

Se o número fosse 102, o que valeria o zero nesse caso? O que ele representa? Como no outro caso, o 1 vale uma centena, o que significa dizer que há 100 unidades agrupadas em 1 centena. Da mesma forma, o 2 indica que duas unidades ficaram desagrupadas. E o zero? Bem, o zero indica que não há nenhuma dezena inteira fora da centena. Veja que, sem dúvida, podemos ter uma interpretação do valor posicional como senso comum  “1 vale 100, o 0 não vale nada, o 2 vale 2”. Mas é sempre melhor compreender pelo sentido do sistema de numeração decimal.

 


Minuto Mathema

O Minuto Mathema é o canal de perguntas e respostas do Mathema!

Envie sua pergunta acerca do ensino e aprendizagem de matemática pra gente. Ela pode ser respondida no próximo vídeo do nosso canal! Escreva para comunicacao@mathema.com.br.

 

Até o próximo vídeo!

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

X