Mathema Mathema
Formação Continuada

Você conhece os desafios de ensinar matemática? ⠀

Por Escrito em: 31/05/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Conheça alguns desafios de ensinar matemática e o que fazer para vencê-los:

– Superar o mito de que a matemática é para poucos. Todos podem aprender matemática! É preciso criar um ambiente em sala de aula em que os estudantes sintam-se à vontade para fazer perguntas e questionar, além disso, valorizar os diferentes modos de raciocinar; fazer perguntas que impulsionam o estudante a pensar em profundidade e não desistir do seu percurso cognitivo;

– Repensar o modo como a matemática é apresentada aos estudantes. De modo geral, a matemática é pouco atrativa, muito técnica, abstrata, cheia de regras e cálculos pouco compreendidos. Mas é possível ensinar matemática de um modo diferente, mais prazeroso, mais visual. A Matemática está em tudo, está na vida e pode relacionar-se a contextos diversos.

– Compreender que os erros são valiosos. É preciso vencer os questionamentos: “tá certo, professor?” ou “é assim que tem que fazer na prova?”, por “estou no caminho, mas ainda não consegui vencer essa etapa!”, “compreendi porque não está dando certo”. Que tal deixar de lado a valorização única e exclusiva pela resposta certa e a desconsideração total do erro cometido pelo estudante? Cada vez mais faz-se necessário valorizar as diferentes formas de pensar na sala de aula. Isto é, discutir as diferentes resoluções e até nos surpreendemos com a inventividade de nossos alunos. O erro pode ser uma excelente oportunidade para aprender.

Para vencer os desafios do ensino da matemática, invista na formação continuada do Mathema para seus professoes e melhore a qualidade da aprendizagem dos seus estudantes.

O Mathema oferece soluções educacionais inovadoras que a sua escola precisa para potencializar sua instituição perante o mercado.

Entre em contato com o Mathema!! Onde tem Mathema, tem um jeito novo de ensinar e aprender.

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X