Seja o primeiro a avaliar “Compreendendo a aleatoriedade” Cancelar resposta
Neste item refletimos a presença da incerteza no cotidiano de adultos e crianças e a importância de aprender a lidar com elas.
Nesta aula abordaremos aspectos gerais sobre os tipos de fenômenos presentes na vida de adultos e crianças (determinísticos e aleatórios), sobre a necessidade de compreendê-los para resolver problemas que envolvem a incerteza.
A proposta para esta aula é analisar a justiça e a equidade problematizadas em situações aleatórias.
Serão discutidas duas propostas envolvendo aleatoriedade (em contextos distintos) para serem desenvolvidas em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Será realizada uma atividade avaliativa considerando o percurso de estudos e aprendizagens percorrido até o momento.
Nesta aula , dois focos serão explorados por meio de problematização: a imprevisibilidade presente em situações aleatórias e a relação entre os graus de possibilidade e a linha de probabilidade proposta por De Walle (2009).
Esta aula trata de uma das dificuldades das crianças ao avaliar eventos possíveis e impossíveis: classificar e diferenciar as situações possíveis, mas altamente improváveis.
Esta aula aponta a importância do tema e sugere propostas para o trabalho em sala de aula.
A ideia desta aula é retomar e refletir acerca de conceitos trabalhados ao longo do curso
Avaliar as aprendizagens construídas ao longo do percurso por meio de uma atividade avaliativa.
Fechamos esse curso e você conhecerá um pouco sobre o autor do material, bem como a bibliografia utilizada no decorrer do curso.
Mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Foi coordenadora pedagógica por mais de 20 anos, na rede privada de ensino. Professora de Matemática da Educação Básica. Formadora de professores com foco no Ensino Fundamental e EJA. Colaboradora, em Matemática, da elaboração dos Parâmetros Curriculares para Educação Básica de Pernambuco e dos novos padrões de desempenho para o SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). Especialista em Probabilidade, Estatística e Resolução de Problemas para elaboração de planos de aula da Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann e o Google. Membro do grupo de pesquisa Geração (CNPq) de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilidade do Centro de Educação da UFPE.
Avaliações
Não há avaliações ainda.