O planejamento no Programa Ciranda é fundamental para garantir uma presença pedagógica efetiva e, inclusive, para basear o processo de avaliação e acompanhamento infantil, uma vez que a aprendizagem ocorre em diferentes momentos da jornada das crianças no ambiente escolar.
Nesse sentido, é fundamental que o planejamento elaborado a partir da organização das propostas trazidas pelo programa não seja rígido. Nesse momento, o mais importante é que ele sirva como um instrumento de orientação da gestão em relação à sua prática junto às crianças, sinalizando quais são as diferentes habilidades que precisam ser desenvolvidas.
Com um planejamento bem feito é possível fazer uma avaliação significativa para acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens esperadas e da organização das práticas desenvolvidas, ele é um dos segredos para o sucesso do trabalho na escola.
Foi pensando em auxiliar o professor nessa tarefa, que o Programa Ciranda propõe um grande mapa de trabalho, organizado em cada unidade, que evidencia as possíveis rotas, estabelece objetivos de aprendizagem, sugere tempos, espaços e processos.
A seguir, explicamos como o Planejamento no Programa Ciranda funciona. Continue a leitura e confira!
No planejamento das aprendizagens esperadas, levamos em consideração as seguintes perguntas-chaves:
Com isso, o professor consegue definir o que esperar das crianças e, consequentemente, poderá facilitar a sua avaliação.
A organização didática refere-se à gestão da proposta, a qual corresponde a questões relacionadas ao lugar em que a vivência será realizada, aos materiais, à organização do espaço e da turma e à duração prevista.
Para fazer uma organização didática eficiente no planejamento do Programa Ciranda, o professor precisa ter em mente algumas perguntas-chaves, que vão orientá-lo sobre suas ações:
Entre as principais delas podemos citar:
O material do Programa Ciranda que o professor receberá, mostra quais as ações necessárias para garantir uma vivência produtiva, sem deixar de considerar as interações entre as crianças, o adulto e o objeto de investigação.
Além disso, é possível ter acesso a um box “importante”, o qual foi organizado para destacar algo a respeito de alguma prática ou de um conceito a ser discutido com as crianças.
As principais perguntas-chaves que fazem parte da estrutura da vivência são:
À medida que as propostas são conduzidas, o Programa Ciranda ajuda o professor a acompanhar e intervir ao longo da vivência. O item “Pistas para avaliação” auxilia no acompanhamento das aprendizagens das crianças. Para organizar esse item, algumas questões foram levadas em consideração, tais como:
O planejamento visa prever e organizar os espaços e materiais, levando-se em conta os interesses e as necessidades das crianças, as possibilidades e criação de cada professor, de cada escola e os possíveis espaços de exploração.
Qualquer lugar pode se transformar em um ambiente educativo potente, desde que o planejamento considere a importância da qualidade da experiência, da adequação necessária, do dinamismo que pode ser dado, da personalização, da flexibilidade e do ambiente.
O Programa Ciranda defende o direito da criança ser criança. Ele foi desenvolvido para que ela experimente e vivencie o aprendizado. Ele incentiva que todo lugar é lugar de aprender e traz a criança para o centro do processo de aprendizagem, promovendo vivências que a instigue a aprender brincando, experimentando e respeitando o seu direito de ser criança.
A proposta pedagógica do Programa Ciranda é baseada em vivências e experimentações que proporcionam à criança um melhor desenvolvimento humano por meio de brincadeiras e interações.
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OTIMO.