Mathema Mathema

AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR “PLANEJADOR”

Por Escrito em: 23/05/2019
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Maria Ignez Diniz

Diretora do Grupo Mathema

 

– Professor, onde está o seu planejamento?

– Aqui, senhora coordenadora, eu já o deixei prontinho ao final do ano, também eram só duas folhas: os objetivos gerais, a lista de conteúdos, os textos didáticos de apoio e o critério de avaliação. Quase iguais aos do ano passado!

– Professor, onde está o seu planejamento?

– Ichi, não consegui terminá-lo, tenho apenas as linhas gerais escritas. Ainda estou analisando informações do ano passado, quero incluir alguns dos materiais que a escola acaba de comprar, rever a lista de conteúdos e melhorar a forma de avaliar os alunos. Sabe, andei estudando e lendo nas férias! Preciso de tempo para entregar o papel para a secretária, mas o trabalho do primeiro bimestre está planejado!

Quando analisamos todas as dimensões envolvidas no planejamento do professor, as duas situações anteriores me ocorreram. Entre a dura realidade da primeira e a quase demissão do segundo professor, ficou claro que, apesar do planejamento no modelo atual ser a forma da coordenação e da escola “acompanharem” o trabalho do professor, o plano, não deixa de ser o primeiro espaço de avaliação do ensino.Assim, o planejamento pode ser visto como instrumento para avaliar o processo de ensinar. Quando o professor se questiona sobre: o que quero fazer? Como? O que fiz? Quais resultados tenho? O que retomar, avançar, eliminar?

Ao responder a estas questões, o plano torna-se o guia do caminhar do ensino.

Dessa forma, o planejamento em si é um indicador do trabalho do professor,instrumento de avaliação do ensino. É uma ferramenta importante para que coordenadores e a escola possam acompanhar o ensino e intervir sempre que necessário.

Por outro lado, o plano contém a avaliação do aluno. Ao planejar, o professor estabelece metas, que indicam o que ele espera dos alunos e de que forma serão obtidas as informações para averiguar se eles atingiram o previsto.

O plano pode assumir uma grande variedade de formas, as metas e ações podem ser convencionais ou não.Contudo, a avaliação está lá, mesmo quando não estiver explícita em palavras ou texto. A avaliação do aluno e do trabalho do professor estão imbricadas no planejamento, seja ele qual for e seja ela qual for.

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

16 Comentários para “AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR “PLANEJADOR””

  1. Antonio Carlos Mota Petry disse:

    O Planejamento do professor é seu caminho inicial, podendo ser transformado no decorrer da caminhada. Mas devemos ter uma meta a ser alcançada. Claro que cada aluno dependendo da sua habilidade e competência vai fazer seu caminho. Nosso planejamento é cuidar esses caminhos e levar todos a mesma chegada. Sem o Planejamento e conhecimento de nossos alunos não conseguimos desenvolver um bom trabalho.

  2. Maria Bernadete Hoffmann disse:

    Penso que o planejamento do professor é fundamental para obter bons resultados, para ter uma sequência em suas atividades pedagógicas.

  3. Maria Bernadete Hoffmann disse:

    As colocações de ambos os profissionais são de pessoas que não se dispuseram em fazer um planejamento de acordo com a realidade da turma. Um veio com algo do ano anterior, o que possivelmente não tem nada a ver com a turma atual. O outro traçou apenas algumas diretrizes, mas que não estão completas. Penso que o planejamento do professor é fundamental para obter bons resultados, para ter uma sequência em suas atividades pedagógicas.

  4. Suzana Bernardes de Araújo disse:

    O professor está sobrecarregado, porém o planejamento é essencial para execução da aula e das atividades propostas.

  5. Suzana Bernardes de Araújo disse:

    O planejamento é essencial para o desenrolar e efetivar a aula.

    1. Suzana Bernardes de Araújo disse:

      Planejar é traçar metas, objetivos, avaliação e embasasr o desempenho da aula ,

  6. Suzana Bernardes de Araújo disse:

    O texto é relevante pois mostra a necessidade do planejamento para um bom desempenho e desenvolvimento da aula na prática.

  7. Adriano David Nahas disse:

    Planejamento é norteador do trabalho de um profissional, independentemente de qual ramo estamos falando. E mudanças de trajetória sempre são necessárias para um universo educacional dinâmico e produtivo. Ou seja, cada vez mais a escola tem que ser interativa e interdisciplinar.

  8. Mirian Maass disse:

    O planejamento é uma ferramenta muito importante e deve estar em constante adaptações para que auxilie o professor e para que os alunos também atinjam seus objetivos.

  9. Maria de Fátima batista Correa disse:

    Essas informações são muito importantes para nós professores porque o nosso planejamento é o nosso guia e através dele que vamos desenvolver todas as nossas atividades.

  10. Leninha Soares disse:

    O planejamento é um instrumento de suma importância, pois sendo preparado e organizado consegue desenvolver melhor as atividades que serão propostas pelo professor e sempre de acordo com a realidade dos alunos naquele momento.

  11. Leninha Soares disse:

    O planejamento é um instrumento de suma importância, pois sendo preparado e organizado consegue desenvolver melhor as atividades que serão propostas pelo professor e sempre de acordo com a realidade dos alunos naquele momento.

  12. Beatrice Sartori Muller disse:

    Planejar é a alma de uma aula bem trabalhada, pois ao planejar uma aula , o professor buscar vários meios para ajudar os alunos a aprender, além de dignificar o papel do professor.

  13. MARLENE BABINSKI MILCZAREK disse:

    Avaliação abre muitos caminhos e maneiras de ver como o professor pode continuar sua metas e o que vai ter que alterar no seu planejamento. O texto e muito bom…

  14. Aurélio da Silva disse:

    Planejar é entrar em sintonia com o outro, é trocar experiências e ampliar o modo de comunicar e vivenciar a educação. Precisamos sempre atualizar as nossas práticas e no planejamento percebemos a nossa capacidade de poder inovar e criar novos caminhos.

  15. Suzana Bernardes de Araújo disse:

    muito interessante

X