Mathema Mathema

AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR “PLANEJADOR”

Por Escrito em: 23/05/2019
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Maria Ignez Diniz

Diretora do Grupo Mathema

 

– Professor, onde está o seu planejamento?

– Aqui, senhora coordenadora, eu já o deixei prontinho ao final do ano, também eram só duas folhas: os objetivos gerais, a lista de conteúdos, os textos didáticos de apoio e o critério de avaliação. Quase iguais aos do ano passado!

– Professor, onde está o seu planejamento?

– Ichi, não consegui terminá-lo, tenho apenas as linhas gerais escritas. Ainda estou analisando informações do ano passado, quero incluir alguns dos materiais que a escola acaba de comprar, rever a lista de conteúdos e melhorar a forma de avaliar os alunos. Sabe, andei estudando e lendo nas férias! Preciso de tempo para entregar o papel para a secretária, mas o trabalho do primeiro bimestre está planejado!

Quando analisamos todas as dimensões envolvidas no planejamento do professor, as duas situações anteriores me ocorreram. Entre a dura realidade da primeira e a quase demissão do segundo professor, ficou claro que, apesar do planejamento no modelo atual ser a forma da coordenação e da escola “acompanharem” o trabalho do professor, o plano, não deixa de ser o primeiro espaço de avaliação do ensino.Assim, o planejamento pode ser visto como instrumento para avaliar o processo de ensinar. Quando o professor se questiona sobre: o que quero fazer? Como? O que fiz? Quais resultados tenho? O que retomar, avançar, eliminar?

Ao responder a estas questões, o plano torna-se o guia do caminhar do ensino.

Dessa forma, o planejamento em si é um indicador do trabalho do professor,instrumento de avaliação do ensino. É uma ferramenta importante para que coordenadores e a escola possam acompanhar o ensino e intervir sempre que necessário.

Por outro lado, o plano contém a avaliação do aluno. Ao planejar, o professor estabelece metas, que indicam o que ele espera dos alunos  e de que forma serão obtidas as informações para averiguar se eles atingiram o previsto.

O plano pode assumir uma grande variedade de formas, as metas e ações podem ser convencionais ou não.Contudo, a avaliação está lá, mesmo quando não estiver explícita em palavras ou texto. A avaliação do aluno e do trabalho do professor estão imbricadas no planejamento, seja ele qual for e seja ela qual for.

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