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COMUNICAÇÃO EM MATEMÁTICA: INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Por , Escrito em: 23/05/2019
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Kátia Stocco Smole

Maria Ignez Diniz

Diretoras do Grupo Mathema

A palavra comunicação esteve presente durante muito tempo ligada a áreas curriculares que não incluíam a matemática. Pesquisas recentes afirmam que, em todos os níveis, os alunos devem aprender a se comunicar matematicamente e que os educadores precisam estimular o espírito questionador e levar os educandos a pensar e a comunicar ideias.

A predominância do silêncio, no sentido de ausência de comunicação, é ainda comum em matemática. O excesso de cálculos mecânicos, a ênfase em procedimentos e a linguagem usada para o ensino da disciplina são alguns dos fatores que tornam a comunicação pouco freqüente – ou quase inexistente – nas aulas deste componente curricular.

Se os educandos são encorajados a se comunicar matematicamente uns com os outros, com o educador ou com os pais, eles têm oportunidade para explorar, organizar e conectar seus pensamentos, novos conhecimentos e diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto.Assim, aprender matemática exige comunicação, pois é por meio dela que as informações, os conceitos e as representações são veiculados pelas pessoas. A comunicação do significado é a raiz da aprendizagem.

Promover comunicação em matemática é dar aos alunos a possibilidade de organizar, explorar e esclarecer seus pensamentos. O nível ou grau de compreensão de um conceito ou ideia está intimamente relacionado à comunicação bem sucedida. Quanto mais os alunos têm oportunidade para refletir sobre determinados assuntos – falando, escrevendo ou representando –  mais eles o compreendem.

Somente trocando experiências em grupo, comunicando suas descobertas e dúvidas, ouvindo, lendo e analisando as ideias do outro é que o aluno interioriza os conceitos e significados envolvidos nessa linguagem de forma a conectá-los  com suas próprias referências e propostas. A capacidade para dizer o que se deseja e entender o que se ouve ou lê deve ser um dos resultados de um bom ensino de matemática. Esta capacidade se desenvolve quando há oportunidades para explicar e discutir os resultados obtidos e testar conjecturas em diferentes formas.

 

A Oralidade em Matemática

Em toda nossa vida de falantes, a oralidade é o recurso de comunicação mais acessível, que pode ser utilizada em matemática ou em qualquer outra área do conhecimento. É um recurso simples, ágil e direto, que permite revisões quase que instantaneamente. Ela pode ser truncada e reiniciada, assim que é percebida uma falha ou inadequação, independentemente da idade e série escolar.

Oportunidades para os alunos falarem nas aulas fazem com que eles sejam capazes de conectar sua linguagem, seu conhecimento, suas experiências pessoais à linguagem da classe e da área do conhecimento que se está trabalhando. É preciso promover a comunicação pedindo aos alunos que esclareçam e justifiquem suas respostas, que reajam frente às ideias dos outros, que considerem pontos de vista alternativos. Na essência, o diálogo capacita os alunos a falarem de modo significativo sobre seus conhecimentos, suas dúvidas, suas aprendizagens, a conhecerem outras experiências, testarem novas ideias, terem consciência do que eles realmente sabem e daquilo que ainda precisam aprender.

A partir da discussão estabelecida, das diferentes respostas obtidas, o educador pode aprender mais sobre o raciocínio de cada aluno e perceber a natureza das respostas, realizando, assim, intervenções apropriadas. A comunicação oral favorece também a percepção das diferenças, a convivência dos alunos entre si, o exercício de escutar um ao outro numa aprendizagem coletiva, possibilitando aos alunos mais confiança em si mesmos. É por meio da comunicação que os educandos se sentem  acolhidos e sem medo de se exporem publicamente.

 

A Comunicação Escrita

Temos observado que escrever sobre matemática ajuda a aprendizagem dos alunos de muitas formas, encorajando reflexão, clareando ideias e agindo como um catalisador para as discussões em grupo. Produzir textos nas aulas de matemática cumpre um papel importante para a aprendizagem e favorece a avaliação. Organizar o trabalho em matemática, garantindo  a aproximação da disciplina à língua materna, não é apenas uma forma de favorecer interdiciplinaridade, como também a valorização de diferentes habilidades que compõem o complexo contexto de qualquer sala de aula.

Escrever em matemática pode ajudar os alunos a aprimorarem percepções, conhecimentos e reflexões pessoais. Favorece processos de escuta, leitura e estimula o questionamento, a observação ea interpretação dos alunos, facilitando a avaliação. É como se, ao escrever, pudessem refletir sobre seu próprio pensamento, ganhando uma consciência maior sobre seus caminhos, ações e aprendizagens.

Há muitas formas de favorecer os procedimentos de comunicação nas aulas de matemática, algumas delas são:

  • Explorar interações nas quais os alunos explorem e expressem ideias por meiode debates presenciais, da escrita, do desenho de diagramas, da realização de pequenos filmes, do uso de programas de computador; da elaboração e resolução de problemas;
  • Pedir aos alunos que expliquem seu raciocínio ou suas descobertas por escrito;
  • Promover discussões sobre um tema em pequenos grupos ou com a classe toda ;
  • Valorizar a leituras em dupla;
  • Propor situações nas quais os alunos sejam levados a fazer conjecturas a partir de um problema e procurar argumentos para validá-las;

Com tais atividades, espera-se que os alunos:

  • Relacionem materiais, desenhos, diagramas, palavras e expressões matemáticas a ideias matemáticas;
  • Reflitam e sejam capazes de explicar o seu pensamento sobre situações e ideias matemáticas;
  • Relacionem a linguagem de todos os dias com a linguagem e os símbolos matemáticos;
  • Compreendam que representar, discutir, ler, escrever e ouvir matemática são partes essenciais paraa aprendizagem da utilização da matemática.
  • Desenvolverem compreensões comuns sobre as ideias matemáticas, incluindo o papel das definições;
  • Desenvolverem conjecturas e argumentos convincentes;
  • Compreenderem o valor da notação matemática e o seu papel no desenvolvimento de seus conceitos;

 

A Avaliação e a Comunicação

A avaliação permite que educador e educando detectem pontos frágeis, deixando claro qual a ênfase deve ser dada ao processo de ensino eaprendizagem. Ou seja, a avaliação é instrumento de diagnóstico e acompanhamento da formação. , que  ajuda o aluno a aprender. É por meio dela que o professor revê os procedimentos adotados e replaneja sua atuação. Por outro lado, o educando vai continuamente refletindo seus avanços e dificuldades.

A avaliação só é instrumento de aprendizagem quando o educador utiliza as informações conseguidas para planejar suas intervenções, propondo procedimentos que levem o aluno a atingir novos patamares de conhecimento. Neste sentido, o recurso da comunicaçãoé essencial, pois é através dela que o educando  mostra ou fornece indícios sobre as  habilidades ou atitudes que estão sendo desenvolvidas, sobre quais  conceitos ou fatos domina, apresenta dificuldades ou incompreensões.Os recursos da comunicação são novamente valiosos para interferir nas dificuldades encontradas ou mesmo para permitir que os alunos avancem,  propondo-se outras perguntas e modificando a própria abordagem. Há muitas vantagens em estimular a comunicação nas aulas de matemática.Que tal você tentar?

 

Referências bibliográficas

Lerma, Inés S. Comunicacion, Lenguaje y Matematicas.In: Teoria y Practica in Educacion Matemática.Sevilla: Linares, Sánchez y García, 1990.

Miller, L. Diane. Fazendo a Conexão com a Linguagem.Arithmetic Teacher, 1993.

Machado, N.J. Matemática e Língua Materna: a Análise de uma Impregnação Mútua.

São Paulo: Cortez, 1990.

Smole, K. S. e Diniz. M. I.Ler, Escrever e Resolver Problemas: Habilidades Básicas para Aprender Matemática.Porto Alegre: Artmed, 2001.

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