Mathema Mathema

O que é a educação disruptiva e quais suas vantagens?

Por Escrito em: 15/04/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Você sabe por que a educação disruptiva é tão importante para a melhoria do aprendizado dos estudantes? Ela favorece a experiência das crianças dentro da sala de aula e, ainda, otimiza a rotina dos professores. Podemos dizer que ela simplifica aquilo que faz parte da vida das pessoas, a fim de torná-la muito mais funcional.

Por meio da educação disruptiva é possível atender os estudantes em sua diversidade e singularidade, possibilitando uma melhor organização do trabalho — tanto do corpo docente quanto dos gestores. Isso permite que eles tenham mais tempo para lidar com o ensino, uma vez que as tarefas mais burocráticas serão reduzidas.

Para ajudar você a entender mais sobre o assunto, neste artigo vamos explicar detalhadamente o que é a educação disruptiva e quais as vantagens que ela proporciona para a sua escola. Vamos lá?

O que é educação disruptiva?

A educação disruptiva tem como objetivo romper com as formas de ensino tradicionais, as quais já são consideradas ineficientes. O intuito é melhorar aquilo que já existe. Por meio desse modelo, novas formas de aprendizagem são implementadas. Assim, os estudantes terão maior interesse e curiosidade em aprender, obtendo um conhecimento que se estenderá por toda a sua vida — sem contar que ao mesmo tempo que aprendem, eles também se divertem.

A educação disruptiva visa transformar e inovar não só as práticas pedagógicas, mas a cultura da escola também, indo além da sala de aula.

Em suma, é possível afirmar que a disrupção na educação refere-se a maneiras inovadoras de transformar as formas convencionais do ensino-aprendizagem. Dessa forma, há uma facilidade maior em alcançar objetivos importantes, como:

  • personalização do ensino;
  • aprendizagem mais prática;
  • multidisciplinaridade;
  • desenvolvimento socioemocional;
  • cultura digital;
  • inclusão, entre outros.

Quais as vantagens da educação disruptiva?

Ao implementar a educação disruptiva, você perceberá que os benefícios se estenderão desde as crianças até a sociedade como um todo, uma vez que ela incentiva o empoderamento, tornando os estudantes mais engajados, participativos e inovadores. Conheça as principais vantagens que a educação disruptiva traz para a sua escola.

Estímulo à diversidade

O respeito à diversidade oferece diversos benefícios para o ambiente escolar, tais como:

  • facilita o trabalho em grupo;
  • evita sofrimento e constrangimento;
  • melhora o ambiente etc.

Além disso, a diversidade facilita o trabalho dos educadores e pais, abrindo portas para um aprendizado maior e melhor, derrubando barreiras que prejudicam o relacionamento entre as crianças.

Isso significa que o estudante conseguirá interagir com mais facilidade, criando um círculo de relacionamentos diverso e rico. Assim, a criança terá mais tempo para se concentrar no que é importante, benéfico e construtivo.

É nesse momento que a educação disruptiva se faz tão importante. Ela possibilita a personalização do ensino, permitindo que as necessidades individuais dos estudantes sejam atendidas. Isso torna a educação mais inclusiva e melhora a experiência escolar.

Otimização da rotina

A rotina de um professor é extremamente agitada. Quando falamos de gestores e coordenadores, a história se repete. São muitas obrigações e responsabilidades que exigem muita atenção e dedicação para garantir um ensino de qualidade.

A educação disruptiva permite que os profissionais façam uso de tecnologias inteligentes e simples que facilitam muito a sua rotina escolar, agilizando tarefas cotidianas, como:

  • lançamento de notas;
  • controle de presença;
  • planejamento de atividades;
  • organização dos planos de aula etc.

Aprendizagem multidisciplinar

As crianças precisam entender que o mundo é multidisciplinar, pois os assuntos e acontecimentos não são limitados por disciplinas específicas. Dessa forma, elas terão uma compreensão melhor do funcionamento de diversos elementos, da importância de colocar as informações no contexto correto, entre outros aprendizados.

Diferente da educação tradicional, a educação disruptiva incentiva o ensino sem fronteiras entre as disciplinas, com o intuito de estimular os estudantes a desenvolver uma visão mais ampla sobre o mundo. Nesse caso, os conhecimentos são integrados e as metodologias usadas são centradas no estudante.

Desenvolvimento de habilidades

Por meio da educação disruptiva, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para a sua formação. Entre as principais delas podemos citar:

  • pensamento crítico;
  • criatividade;
  • comunicação;
  • trabalho em equipe;
  • ações orientadas a soluções.

Tendo em vista que a sociedade está cada vez mais acelerada e conectada, o desenvolvimento dessas competências podem ser um diferencial competitivo muito importante no futuro profissional das crianças.

Experiências práticas

A vida das crianças é construída pelas suas experiências vividas na infância e é por meio delas que a aprendizagem acontece. Nesse sentido, para que o aprendizado aconteça de maneira eficiente é preciso usar metodologias de ensino divertidas e dinâmicas.

A educação disruptiva, por sua vez, permite que a aprendizagem se torne mais prática, a fim de melhorar o engajamento e envolvimento dos estudantes no conteúdo ministrado, ajudando-os a desenvolver as suas habilidades essenciais.

Como você pode observar, a educação disruptiva é uma tendência que pode otimizar o processo de ensino-aprendizagem da sua escola, melhorando a satisfação dos pais e estudantes e garantindo uma maior fidelização.

Ficou com alguma dúvida sobre a educação disruptiva? Deixe seu comentário aqui embaixo para que possamos ajudá-lo!

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X