Mathema Mathema

Práticas pedagógicas que impactam na aprendizagem

Por Escrito em: 13/04/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Conhecer as práticas pedagógicas que impactam na aprendizagem é de suma importância para acompanhar as mudanças que ocorrem na realidade das crianças e estudantes. Afinal, a maneira de nos relacionarmos com as pessoas mudou e, consequentemente, as formas de aprender também. Nesse sentido, tomar medidas que acompanhem essas mudanças na realidade dos estudantes é fundamental para se destacar no mercado.

Ensinar não é algo simples, mas colocar em prática ações que visam impactar positivamente a aprendizagem e a vida dos estudantes na escola faz toda a diferença para a contribuição da absorção do conteúdo ministrado em sala de aula.

A seguir, listamos 3 práticas pedagógicas que impactam na aprendizagem que você precisa implementar na sua instituição de ensino o quanto antes. Veja quais são elas!

1. Ensinar os estudantes a estudar

Os estudantes têm muitos compromissos na escola. A responsabilidade de tirar boas notas em provas e trabalhos para conseguir passar de ano exige muita dedicação da parte deles. No entanto, não são todos que conseguem gerenciar — com excelência — essas responsabilidades e, com isso, encontram problemas para melhorar seu desempenho escolar.

As escolas devem permitir que os estudantes construam o conhecimento. Aprender estratégias de estudo é tão importante quanto o conhecimento conceitual para o desenvolvimento cognitivo. Há estratégias de estudo específicas para cada campo do conhecimento, situação, ambiente e até perfil do aluno. É importante desenvolver estratégias múltiplas em sala de aula, porque estudar não é algo intuitivo. Além de planejar situações didáticas para incluir esse aprendizado, é preciso criar condições que autorizem e habilitem crianças e jovens a assumir sua responsabilidade como estudantes.

Isso significa que eles precisam aprender a gerenciar seu tempo, priorizar os conteúdos que têm mais dificuldades e o principal: entender como aquele conteúdo pode ser colocado em prática no seu dia a dia.

Dessa forma, é possível tornar as aulas muito mais interessantes, uma vez que o conteúdo terá utilidade na vida do estudante e não será apenas fórmulas que ele decorou na escola.

Lembre-se de que a falta de aplicação prática daquilo que aprendem é uma das principais queixas dos estudantes. Porém, vale destacar que é possível mudar essa realidade nas escolas, oferecendo metodologias de ensino inovadoras e que ofereçam uma aprendizagem diferente dos métodos tradicionais.

2. Aprender brincando

Crianças adoram aprender. No entanto, é nas brincadeiras — onde elas intensificam sua imaginação — que o processo de aprendizagem pode ser ainda mais eficaz. Os conceitos que compõem o currículo escolar podem ser mais fáceis de serem entendidos quando trabalhados de maneira integrada, permitindo que as crianças vivenciem o que é ensinado.

Aqui, o céu é o limite. As aulas podem ser ministradas em qualquer espaço do ambiente escolar, permitindo que as crianças explorem o conteúdo e absorvam melhor o que é ensinado pelo professor.

Uma aula de matemática, por exemplo, pode ser ministrada de diversas maneiras para que a criança entenda melhor as mais diferentes equações. Em uma aula de culinária, ela pode aprender sobre medidas, proporção de ingredientes etc.

3. Investir na formação continuada do professor

Se existe algo que é indiscutível é o impacto que o professor tem na vida dos estudantes. Por essa razão, quanto mais preparado ele estiver para ministrar suas aulas, por meio de novos conhecimentos e formação continuada, mais ele fará diferença no ambiente escolar.

Para ganhar a atenção das crianças e estudantes, o professor precisa se reinventar. Não apenas em termos de utilização dos recursos tecnológicos, mas também em tornar-se um mediador do conhecimento e não mais um repassador de conteúdos.

É importante compreender os estudantes sob um olhar empático, a fim de entender o que eles precisam e quais são as suas principais dificuldades na escola. Dessa forma, é possível elevar o desempenho dele, o que refletirá diretamente nas suas notas em provas e trabalhos.

Um professor que tem uma formação continuada é inovador e torna as aulas muito mais interessantes e, consequentemente, tem estudantes bem mais engajados com o conteúdo ministrado.

Antes de implementar essas práticas pedagógicas que impactam na aprendizagem, é importante que você conte com parceiros experientes que auxiliam na implementação de metodologias inovadoras.

Por meio das vivências em sala de aula, as metodologias de ensino oferecidas pelo Mathema conseguem proporcionar experiências transformadoras aos seus estudantes.

Além disso, o Mathema oferece uma Formação Continuada aos professores e assessoria pedagógica, as quais embasam, orientam e dão suporte às atividades escolares como um todo e também ao planejamento pedagógico anual.

Para saber mais sobre as metodologias de ensino oferecidas pelo Mathema, entre em contato conosco agora mesmo!

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X