Mathema Mathema

Aluno protagonista: o que é e como colocar em prática?

Por Escrito em: 28/06/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Colocar a criança no centro da aprendizagem é uma forma de dar mais autonomia para que ela desenvolva características importantes para o futuro. Isso é o que chamamos de aluno protagonista.

Hoje, a educação não está mais focada em apenas transmitir a informação e o conteúdo em sala de aula, ou seja, quando o professor tem maior tempo de fala. As mudanças do mercado de trabalho e até mesmo do próprio indivíduo fazem com que o processo de ensino e aprendizagem se transforme cada vez mais.

Tornar o aluno protagonista do seu próprio aprendizado é o objetivo. Pensando nisso, desenvolvemos este texto para mostrar a você o que temos a ganhar com esse protagonismo e como aplicar em sua escola. Acompanhe.

O que significa aluno protagonista?

O aluno protagonista refere-se quando a criança é colocada no centro do processo de aprendizagem, significa que é ela quem desempenha um papel ativo na construção do seu próprio aprendizado.

Nesse sentido, ela passa a ser o protagonista, uma vez que interfere diretamente no seu desenvolvimento.

Em vez de apenas absorver o conteúdo ministrado em sala de aula com a ajuda dos professores e colegas, ela passa a construir o seu conhecimento.

Nesse momento, o professor deverá incentivar a realização de pesquisas, debates e exposição de ideias para motivar a criança a criar o seu caminho de aprendizagem.

Isto é, o professor atuará como um mediador no processo de ensino, estimulando-os a encontrarem o seu próprio caminho, sempre acompanhando o desenvolvimento de cada um deles.

Quais os benefícios para a criança?

Trabalhar com o protagonismo é essencial para tornar o desenvolvimento das crianças mais completo e permitir que desenvolvam habilidades e competências relevantes que farão a diferença na sua vida como um todo. Confira alguns benefícios desse modelo de ensino.

Desenvolve a autonomia

A criança é estimulada, pelo professor, a construir seu conhecimento através do seu próprio esforço, buscando informações necessárias para seu desenvolvimento e aprendizado.

Incentiva o pensamento crítico

O fato da criança ter que buscar soluções para eventuais problemas, permite que ela desenvolva um pensamento crítico e aprenda a fazer relações com diferentes assuntos. Dessa forma poderá observar que sempre existem dois lados em uma situação, o que lhe trará autonomia para expor sua opinião e ideias de acordo com a sua visão.

 

Estimula a criatividade

As vivências ofertadas nessa prática de ensino, permite com que a criança “pense fora da caixa”, uma vez que não há um caminho pré determinado ou definitivo para que ela construa suas estratégias e encontre soluções.

 

Aqui, é importante que a criança passe por situações de tentativa e erro, a fim de que ela tenha a oportunidade de encontrar soluções criativas para concluir a execução da tarefa.

O que a escola deve fazer para colocar isso em prática?

Algumas ações precisam ser colocadas em prática para que o gestor possa adotar o conceito aluno protagonista em sua instituição de ensino. A seguir, listamos as principais delas. Confira!

Ofereça um ambiente de aprendizagem propício

Para que as crianças tenham liberdade para buscar o conhecimento, elas precisam ter acesso a um ambiente de interações propício. Isto é, os professores precisam oferecer a eles autonomia para que realizem suas pesquisas e encontrem soluções.

Sobre a estrutura do local, é importante oferecer às crianças apoios potentes para que possam vivenciar excelentes oportunidades. Se o professor achar necessário, pode — e deve! — explorar outros ambientes da escola para incentivar esse protagonismo.

Invista em metodologias que tenham como foco o protagonismo

Investir em uma metodologia de ensino que tenha como foco o protagonismo é indispensável para permitir que as crianças participem ativamente de todas as propostas de ensino.

Do contrário, toda a estratégia pode ser comprometida, uma vez que o corpo docente não terá à sua disposição as ferramentas necessárias para instruir as vivências da melhor maneira possível, o que pode levá-lo a cometer erros que prejudicam a motivação e engajamento das crianças em realizar pesquisas e debates sobre os temas propostos em sala.

Promova eventos e debates nos quais as crianças tenham voz e vez

Fomentar o pensamento crítico e o debate é fundamental para estimular o protagonismo das crianças. Essa é uma das tarefas mais importantes da escola que adota o conceito de aluno protagonista: promover o aprendizado por meio da socialização de ideias.

Sendo assim, é de suma importância que os professores promovam eventos e debates nos quais as crianças tenham voz e sejam ouvidas com a devida atenção. Além disso, é necessário que se sintam confortáveis em compartilhar suas ideias e opiniões para que a instituição cumpra o seu papel de promover um aprendizado autônomo, crítico e colaborativo.

 

O Mathema é um excelente parceiro que pode ajudar você, gestor, a implementar o conceito de aluno protagonista na sua escola. Desenvolvemos soluções educacionais inovadoras que tornam o ensino muito mais dinâmico, fazendo com que as vivências em sala de aula sejam transformadoras.

 

Entre em contato conosco agora mesmo e conheça de perto nossas soluções educacionais!

 

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X