A questão envolvida nessa pergunta relaciona-se com a forma pela qual tradicionalmente exploramos a leitura dos números na divisão. O fato é que quando lemos “1 não dá para dividir por 5” resumimos uma fala maior, que seria a mais correta: “uma unidade de milhar não dá para dividir igualmente por 5 de modo que cada um receba uma unidade de milhar”.
Ao resumirmos, criamos dois problemas: não consideramos o valor posicional e damos a falsa ideia de que não dá para dividir um número menor por outro maior, o que não é verdade. Se assim fosse, não existiriam as frações nem os decimais não é?
Então, é importante cuidar com a leitura das passagens nos algoritmos convencionais das operações de modo que as crianças compreendam o que fazem e vejam a relação com o sistema de numeração decimal.
Observe que deveríamos falar assim “é possível dividir uma unidade de milhar por 5, de modo que cada um receba uma unidade de milhar ao menos?” a resposta deverá ser “não”. Daí completamos, “podemos trocar 1 unidade de milhar por centenas para continuar dividindo?”. Resposta “sim”. É por isso que tradicionalmente se coloca um arco sobre o 1 e o 0. O arco indica que “ trocamos” 1 unidade de milhar por 10 centenas e, agora podemos dividir 10 centenas por 5 de modo que cada um receba centenas inteiras, nesse caso serão duas.
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Porque sim