Mathema Mathema

Álgebra para anos finais

Uma das inovações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o desenvolvimento do pensar algébrico desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. A busca por regularidades, a observação e a expressão de padrões, a relação intrínseca com a aritmética (em especial com as propriedades das operações) e a compreensão do sentido da igualdade, entre outros aspectos, marcam o percurso da Álgebra a ser feito nesta fase escolar. 

Para os anos finais do Fundamental, é esperado que os estudos de Álgebra retomem, aprofundem e ampliem o que foi explorado nos anos iniciais. A essa altura, é interessante que os estudantes saibam identificar os diferentes significados das variáveis numéricas em uma expressão, estabelecer a generalização de uma propriedade, investigar a regularidade de uma sequência numérica, indicar um valor desconhecido em uma sentença algébrica e determinar o sentido de variável e incógnita, além de realizar alguns cálculos algébricos.

Você aprenderá a:

• Identificar as diferentes ideias do cálculo algébrico;

• Analisar erros comuns no aprendizado e formas de abordá-los com os alunos;

• Refletir sobre a introdução apressada das equações e suas consequências no aprendizado da Álgebra;

• Trabalhar o uso da letra como variável e, posteriormente, como incógnita;

• Resolver equações pelo uso das operações inversas;

• Ampliar os conhecimentos sobre as diferentes ideias da Álgebra e os significados atribuídos aos símbolos utilizados para expressar o pensamento algébrico.

Conheça os cursos que fazem parte desta trilha:

Curso 1 – Álgebra para Anos Finais do Ensino Fundamental

Curso 2 – Compreendendo o cálculo algébrico

Curso 3 – Equações: muito além da resolução

Curso 4 – Equações de segundo grau

R$227,96

em até 3x
Carga Horária: 40 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
Prazo para conclusão do curso:
180 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional
Certificado:
Potencialize o seu currículo e mostre ao mundo que você é um professor preparado para o mercado!

Autoras

Katia Stocco Smole

Katia Stocco Smole

Diretora

Diretora do Mathema, ex-Secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), ex-Membro do Conselho Nacional de Educação, Katia tem mais de 20 anos de atuação na área de Educação. Membro do Movimento pela Base (BNCC – Base Nacional Comum Curricular), Membro do Conselho da Nova Escola, é doutora e mestre em educação com área de concentração em ensino de Ciências e Matemática pela FEUSP, fez licenciatura e bacharelado em Matemática pela FFCL de Moema e cursos de aperfeiçoamento e especialização em Matemática no IME/USP.

Até 1998, Katia foi professora de Matemática no Ensino Médio da rede pública de São Paulo. Técnica em pesquisa e educação do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) no Instituto de Matemática e Estatística IME/USP (de 1989 a 1999), onde participou de diversos projetos de formação e pesquisa sobre ensino de Matemática.

Autora de diversas publicações, Katia é referência na área de Ensino de Matemática e suas tecnologias.

Cristina Dalva Van Berghem Motta

Cristina Dalva Van Berghem Motta

Formadora

Doutora em Educação, na área de Ensino de Ciências, pela Faculdade de Educação da USP; mestre em Educação, na área de Ensino de Ciências, pela Faculdade de Educação da USP; licenciada em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu. É professora da Faculdade do Educador (Feduc), no curso de Pedagogia; coordenadora pedagógica aposentada da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde exerceu função de formadora de professores e de coordenadores pedagógicos na Diretoria Regional de Santo Amaro. Foi professora de Matemática da Educação Básica na rede pública durante 20 anos.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Álgebra para anos finais”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s
X