Mathema Mathema
Oferta!

Recursos para ensinar sólidos geométricos

Você sabia que é altamente recomendável que os conceitos geométricos espaciais sejam apresentados aos estudantes desde os anos iniciais do Ensino Fundamental? Algumas justificativas para essa indicação sugerem que nessa fase eles desenvolvem melhor a compreensão das formas geométricas presentes no cotidiano e, ainda, aprimoram sua localização espacial.

Uma boa sugestão para apresentar os conceitos encontra-se no trabalho sobre sólidos geométricos previsto na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), que traz muitas habilidades. E quais recursos o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental pode utilizar para desenvolver essas habilidades? Como devem ser as atividades para que os estudantes elaborem um conhecimento geométrico significativo em relação a esse conteúdo?

Convidamos você a responder essas e outras perguntas ao longo deste curso.

Você aprenderá a:

•  Explorar atividades que permitem o desenvolvimento do pensamento geométrico;

• Descrever as características dos principais sólidos geométricos (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones);

• Nomear prismas e pirâmides e comparar seus atributos;

• Analisar as principais características dos corpos redondos (cone, cilindro e esfera).

R$129,70 R$59,70

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
65 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional
Certificado:
Potencialize o seu currículo e mostre ao mundo que você é um professor preparado para o mercado!

Percurso formativo:

Situações cotidianas em que os sólidos geométricos apresentam diversas funções.

Situações de aprendizagem envolvendo empilhamento de cubos e representações de sólidos geométricos em malhas pontilhadas diversas.

Videoaula aprofundando a teoria de Van Hiele para aprendizagem do conhecimento geométrico.

Atividade interativa envolvendo projeção de sólidos geométricos.

Testes sobre os conceitos abordados na primeira etapa do curso.

Relato envolvendo a confecção de módulo triangular, módulo-encaixe e pirâmide de base triangular.

Atividade interativa envolvendo o Geoespaço Virtual (quadrangular e circular).

Sugestões de atividades para confecção de sólidos de revolução.

Apresentação mostrando os principais conceitos desenvolvidos ao longo do curso.

Testes sobre os conceitos abordados na segunda etapa do curso.

Fechamento do curso com as devidas referências e apresentação do autor.

Autor

Fabrício Eduardo Ferreira

Fabrício Eduardo Ferreira

Formador

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em São José do Rio Preto (2013), onde atuou como professor formador do PNAIC (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa) em 2014. Possui Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental e Ensino Médio pela UNESP de São José do Rio Preto (2002) e licenciatura em Matemática pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva (1999) onde é professor dos cursos de licenciatura em Matemática e licenciatura em Pedagogia. Também é professor efetivo da rede estadual de São Paulo e mentor do Time de Autores da Associação Nova Escola. Suas principais linhas de atuação são História da Matemática e ensino aprendizagem de Matemática através de jogos e novas tecnologias.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Recursos para ensinar sólidos geométricos”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s
X