Seja o primeiro a avaliar “Os registros das soluções pelas crianças pequenas” Cancelar resposta
“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo. E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo…” Construir um castelo com cinco ou seis retas? E se fossem 12? Imagine que essa é a proposta da aula de hoje. Será que todos os alunos resolveriam da mesma maneira? Ou será que surgiriam castelos diferentes, com portas, janelas, torres, chaminés em lugares mais diversos possíveis? Esse exercício nos ajuda a pensar sobre a importância dos registros nas aulas de Matemática. Neste curso vamos explicitar os principais tipos de registro, do aluno e do professor, que podem ser utilizados na Educação Infantil em atividades que envolvem a resolução de problemas. Vamos lá?!
• Refletir sobre a importância do registro do aluno e do professor no trabalho com a resolução de problemas na Educação Infantil.
• Compreender as diferentes estratégias que o professor pode utilizar para observar, avaliar e intervir no trabalho de resolução de problemas com os alunos.
• Refletir sobre as diferentes formas de registro utilizadas pelas crianças pequenas ao resolver problemas.
• Compreender como se estrutura o planejamento de resolução de problemas para a Educação Infantil.
R$59,99
Conhecer a regra de um jogo voltado para crianças de 5 anos e analisar 5 registros de alunos, sendo que quatro representam bem o jogo e um aparentemente não tem relação com as regras. O que será que as crianças querem dizer em seus registros? É possível perceber?
Vídeo com especialista, abordando os diferentes tipos de registros: oral, desenho, escrito e aritmético.
Texto explicitando a importância do desenho como forma de representação para a criança, os tipos e as diferentes etapas do registro.
Vídeo em sala de 5 anos, registrando dois diferentes momentos e tipos de registros dos alunos: oral e escrito.
Cinco questões valendo 2 pontos cada uma.
Relato de professor: de posse destas informações o que eu faço?
Vamos pensar e repertoriar o professor com estratégias para a observação, o registro e a intervenção nas resoluções realizadas pelos alunos nas aulas de problema.
Dicas de como planejar instrumentos de observação e registro.
Esquema com revisão do conteúdo do curso: o registro das soluções pelas crianças pequenas.
Cinco questões valendo 2 pontos cada uma.
Chegou a hora de conhecer um pouco sobre o autor deste material, bem como as bibliografias utilizada no decorrer do curso.
Mestre em ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2016), graduada em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1996), especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas Ipiranga (1998). Possui experiência de 25 anos na área de educação e é coordenadora dos projetos de formação continuada do Mathema.
Coordenadora dos Projetos Ciranda e Integrar. Atuou por mais de 20 anos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I como professora, coordenadora e diretora pedagógica. É uma das autoras do Ciranda, material pedagógico voltado para crianças de 3 a 5 anos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.