Seja o primeiro a avaliar “Como atribuir significado ao algoritmo convencional da divisão?” Cancelar resposta
R$77,99 R$39,00
Reflexão sobre a resolução da divisão pelo algoritmo convencional.
Videoaula que resgata os equívocos do aluno ao resolver o algoritmo da divisão, explicando a falta de relação ao SND (Sistema de Numeração Decimal) e explorando as vantagens de se ensinar o algoritmo convencional.
Explicação matemática de como ensinar a divisão pelo algoritmo convencional fazendo a relação com o SND (Sistema de Numeração Decimal). Representação de um exemplo do processo longo usando material dourado e relacionando ao valor posicional. Abordagem da passagem do algoritmo americano para o convencional.
Sugestão de prática para aplicar com os alunos usando fichas sobrepostas e realizando paralelamente o algoritmo convencional. A atividade deve proporcionar ao aluno sentido e significado ao que está sendo dividido, tornando clara a relação do algoritmo ao nosso sistema de numeração decimal.
Avaliar a aprendizagem do curso com foco na discussão de como intervir com o aluno para que ele relacione o algoritmo com o SND (Sistema de Numeração Decimal) e compreenda o processo de resolução.
Reflexão a respeito do uso da tabuada como recurso facilitador para resolução do algoritmo da divisão, estratégias para estimar o quociente, cálculo mental, verbalização e discussão de estratégias com a turma.
Sugestões de atividades em duplas ou grupos que trabalhem os termos da divisão com uso da calculadora, fazendo a relação com o algoritmo por meio de situações vivenciadas.
Análise de dois planejamentos de aula apresentando diferentes estratégias: pelo algoritmo convencional e explicitando a progressão nas séries escolares.
Diálogo entre professores destacando as estratégias de ensino do algoritmo da divisão, angústias e erros comuns dos alunos ao resolverem a divisão pelo algoritmo convencional.
Avaliando a aprendizagem.
Retomada do objetivo do curso.
Especialista na área da educação em Gestão de Pessoas pela UNIBEM e Gestão Pública pela UNICENTRO. É professora de escola pública nos anos iniciais do EF. Foi mentora do Time de Autores de Matemática, da área de números, na construção e publicação de Planos de Aula, alinhados à BNCC. Atuou junto à Associação Nova Escola como Revisora Pedagógica e Editora Técnica dos Planos de Matemática para o EF. Foi orientadora de estudos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Pró-Letramento (na área da Matemática) e do PNAIC dos professores municipais, em Apucarana, PR. Atuou como professora no Ensino Superior, na FACED - Faculdade de Apucarana, e tutora presencial da UFPR em cursos de especialização para professores.
Avaliações
Não há avaliações ainda.