Mathema Mathema

Como atribuir significado ao algoritmo convencional da divisão?

Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
65 dias corridos (após a confirmação da inscrição)
Modalidade do curso:
autoinstrucional
Certificado:
Potencialize o seu currículo e mostre ao mundo que você é um professor preparado para o mercado!

Percurso formativo:

Reflexão sobre a resolução da divisão pelo algoritmo convencional.

Videoaula que resgata os equívocos do aluno ao resolver o algoritmo da divisão, explicando a falta de relação ao SND (Sistema de Numeração Decimal) e explorando as vantagens de se ensinar o algoritmo convencional.

Explicação matemática de como ensinar a divisão pelo algoritmo convencional fazendo a relação com o SND (Sistema de Numeração Decimal). Representação de um exemplo do processo longo usando material dourado e relacionando ao valor posicional. Abordagem da passagem do algoritmo americano para o convencional.

Sugestão de prática para aplicar com os alunos usando fichas sobrepostas e realizando paralelamente o algoritmo convencional. A atividade deve proporcionar ao aluno sentido e significado ao que está sendo dividido, tornando clara a relação do algoritmo ao nosso sistema de numeração decimal.

Avaliar a aprendizagem do curso com foco na discussão de como intervir com o aluno para que ele relacione o algoritmo com o SND (Sistema de Numeração Decimal) e compreenda o processo de resolução.

Reflexão a respeito do uso da tabuada como recurso facilitador para resolução do algoritmo da divisão, estratégias para estimar o quociente, cálculo mental, verbalização e discussão de estratégias com a turma.

Sugestões de atividades em duplas ou grupos que trabalhem os termos da divisão com uso da calculadora, fazendo a relação com o algoritmo por meio de situações vivenciadas.

Análise de dois planejamentos de aula apresentando diferentes estratégias: pelo algoritmo convencional e explicitando a progressão nas séries escolares.

Diálogo entre professores destacando as estratégias de ensino do algoritmo da divisão, angústias e erros comuns dos alunos ao resolverem a divisão pelo algoritmo convencional.

Avaliando a aprendizagem.

Retomada do objetivo do curso.

Autoras

Eliane Zanin

Eliane Zanin

Formadora

Especialista na área da educação em Gestão de Pessoas pela UNIBEM e Gestão Pública pela UNICENTRO. É professora de escola pública nos anos iniciais do EF. Foi mentora do Time de Autores de Matemática, da área de números, na construção e publicação de Planos de Aula, alinhados à BNCC. Atuou junto à Associação Nova Escola como Revisora Pedagógica e Editora Técnica dos Planos de Matemática para o EF. Foi orientadora de estudos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Pró-Letramento (na área da Matemática) e do PNAIC dos professores municipais, em Apucarana, PR. Atuou como professora no Ensino Superior, na FACED - Faculdade de Apucarana, e tutora presencial da UFPR em cursos de especialização para professores.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Como atribuir significado ao algoritmo convencional da divisão?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s
X