Mathema Mathema

Ensino remoto – como adaptar as atividades de matemática para essa modalidade?

Este curso está organizado em dois blocos: no primeiro bloco tratamos das características de uma aula de matemática mobilizadora e algumas ideias sobre recursos que podem ser adaptados para o trabalho remoto. Na segunda parte, você acompanhará passo a passo como fazer para adaptar uma aula presencial para uma modalidade remota, com ou sem o uso de recursos da internet.

Durante o curso você terá acesso a diferentes vídeos, análises de situações em sala de aula, além de propostas de atividades que lhe permitirão transpor as ideias apresentadas para aquelas vivenciadas por você. Lembre-se de baixar o material para consultá-lo sempre que desejar.

OBJETIVOS DO CURSO

  • Discutir a importância da atividade para a aprendizagem de matemática e as características de uma aula problematizadora e engajadora;
  • Proporcionar reflexões sobre as potencialidades e limitações dos recursos tecnológicos existentes para promover momentos de aprendizagem aos estudantes;
  • Analisar possibilidades de adaptações de uma aula presencial para a modalidade remota com ou sem o uso de internet;
  • Refletir sobre a importância do planejamento e o papel do professor como mediador desse processo.
Carga Horária: 4 horas
Curso indicado para:
  • Todas as Faixas
Prazo para conclusão do curso:
65 dias corridos (após a confirmação da inscrição)
Modalidade do curso:
autoinstrucional
Certificado:
Potencialize o seu currículo e mostre ao mundo que você é um professor preparado para o mercado!

Percurso formativo:

Aqui, você será convidado a refletir e discutir se realmente é possível ensinar a distância e quais requisitos devemos levar em consideração no planejamento de uma aula de matemática mobilizadora.

Nessa aula, vamos aprofundar nossas discussões através de um passo-a-passo de como realizar a transposição e adaptação de uma aula presencial para uma aula remota.

Autores

Cristiane H Rodrigues Chica

Cristiane H Rodrigues Chica

Gestora Pedagógica

Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Arte (ECA-USP), bacharelada e licenciada em Matemática pela PUC-SP, especialista em tecnologias da educação pela PUC-RS. Possui experiência de 25 anos na área de educação, é coautora de livros didáticos e gestora pedagógica do Mathema.

Fabrício Ferreira

Fabrício Ferreira

Formador

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em São José do Rio Preto (2013), onde atuou como professor formador do PNAIC (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa) em 2014. Possui Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental e Ensino Médio pela UNESP de São José do Rio Preto (2002) e licenciatura em Matemática pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva (1999) onde lecionou nos cursos de licenciatura em Matemática e licenciatura em Pedagogia. Também é professor efetivo da rede estadual de São Paulo e mentor do Time de Autores da Associação Nova Escola. É um autor de livros didáticos e documentos de referência e apoio a implementação da BNCC, Currículos e o Novo Ensino Médio. Suas principais linhas de atuação são História da Matemática e ensino aprendizagem de Matemática através de jogos e novas tecnologias..

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Ensino remoto – como adaptar as atividades de matemática para essa modalidade?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s
X