Mathema Mathema

Equações do Segundo Grau

R$77,99

em até 12x de R$7,51
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
Prazo para conclusão do curso:
65 dias corridos (após a confirmação da inscrição)
Modalidade do curso:
autoinstrucional
Certificado:
Potencialize o seu currículo e mostre ao mundo que você é um professor preparado para o mercado!

Percurso formativo:

Nesta aula vamos começar a pensar de modo mais aprofundado o que é importante considerar na aprendizagem dos alunos no que diz respeito à resolução de equações de segundo grau.

A partir de uma videoaula, vamos tratar da relação entre estratégias de resolução de equações incompletas do segundo grau, de algumas propriedades aritméticas e do cálculo mental.

Agora vamos conhecer duas formas de explorar o cálculo mental com equações incompletas do segundo grau em sala de aula: Minuto algébrico e Dominó de Equações.

Apresentação sobre como utilizar os jogos para que os alunos aprendam Matemática.

Propomos uma avaliação para que você possa verificar como foi sua aprendizagem sobre as principais ideias discutidas nas últimas quatro aulas.

Nesta etapa trabalharemos com a seguinte habilidade da BNCC:
- (EF09MA09) - Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

Para desenvolver esta competência, vamos associar o estudo de fatoração do trinômio do quadrado perfeito à resolução de equações.

Aqui vamos explorar a relação entre fatoração, produtos notáveis e resolução de equações de segundo grau. A abordagem integrada permite uma maior compreensão dessas noções, bem como possibilita que os alunos estabeleçam conexões entre elas.

Aprofundamento sobre as orientações para o ensino e a aprendizagem das equações de 2º grau.

A ideia é que você possa rever os principais pontos abordados ao longo do estudo que fizemos. Esta retomada ajuda a organizar as aprendizagens, a focar as ideias centrais do estudo realizado e a dimensionar as suas aprendizagens.

Parada para avaliação II.

Fechamento do curso com as devidas referências e apresentação das autoras.

Autoras

Katia Stocco Smole

Katia Stocco Smole

Diretora

Diretora do Mathema, ex-Secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), ex-Membro do Conselho Nacional de Educação, Katia tem mais de 20 anos de atuação na área de Educação. Membro do Movimento pela Base (BNCC – Base Nacional Comum Curricular), Membro do Conselho da Nova Escola, é doutora e mestre em educação com área de concentração em ensino de Ciências e Matemática pela FEUSP, fez licenciatura e bacharelado em Matemática pela FFCL de Moema e cursos de aperfeiçoamento e especialização em Matemática no IME/USP.

Até 1998, Katia foi professora de Matemática no Ensino Médio da rede pública de São Paulo. Técnica em pesquisa e educação do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) no Instituto de Matemática e Estatística IME/USP (de 1989 a 1999), onde participou de diversos projetos de formação e pesquisa sobre ensino de Matemática.

Autora de diversas publicações, Katia é referência na área de Ensino de Matemática e suas tecnologias.

Cristina Dalva Van Berghem Motta

Cristina Dalva Van Berghem Motta

Formadora

Doutora em Educação, na área de Ensino de Ciências, pela Faculdade de Educação da USP; mestre em Educação, na área de Ensino de Ciências, pela Faculdade de Educação da USP; licenciada em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu. É professora da Faculdade do Educador (Feduc), no curso de Pedagogia; coordenadora pedagógica aposentada da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde exerceu função de formadora de professores e de coordenadores pedagógicos na Diretoria Regional de Santo Amaro. Foi professora de Matemática da Educação Básica na rede pública durante 20 anos.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Equações do Segundo Grau”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X