Mathema Mathema

Equações do Segundo Grau

As equações de segundo grau, como veremos, estão associadas à modelagem e à resolução de problemas cotidianos, sociais e de outras áreas do conhecimento, ajudando a determinar estratégias e resultados. Uma das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe exatamente a utilização de processos e ferramentas matemáticas com este fim.

Ainda partindo das orientações da BNCC, a unidade temática de Álgebra, na qual são trabalhadas as equações de segundo grau, vai além do cálculo algébrico e da resolução de tipos específicos de equações. A finalidade é o desenvolvimento do pensamento algébrico, essencial “para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos.” (BNCC, 2018, p. 271).

Entre as muitas ideias matemáticas associadas destacam-se: equivalência, variação, interdependência e proporcionalidade. Em síntese, essa unidade deve enfatizar o desenvolvimento de uma linguagem, o estabelecimento de generalizações, a análise da interdependência de grandezas e a resolução de problemas por meio de equações ou inequações.

Neste curso, a ênfase será na resolução das equações de segundo grau, mas de modo a não perder de vista a essência do ensino e da aprendizagem da Álgebra nos anos finais – desenvolver o pensamento algébrico e, ainda, o letramento matemático, principal meta da educação matemática na escola básica.

Você aprenderá a:

• Relacionar o pensamento algébrico com as concepções de álgebra como ferramenta para resolução de problemas e no estudo das estruturas matemáticas;

• Examinar diferentes sentidos da letra: símbolo manipulável, incógnita e variável;

• Articular o cálculo algébrico e representações geométricas;

• Explorar diferentes formas de resolver equações de segundo grau;

Resolver problemas com equações do segundo grau.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
Prazo para conclusão do curso:
45 dias corridos (após a confirmação da inscrição)
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Nesta aula vamos começar a pensar de modo mais aprofundado o que é importante considerar na aprendizagem dos alunos no que diz respeito à resolução de equações de segundo grau.

A partir de uma videoaula, vamos tratar da relação entre estratégias de resolução de equações incompletas do segundo grau, de algumas propriedades aritméticas e do cálculo mental.

Agora vamos conhecer duas formas de explorar o cálculo mental com equações incompletas do segundo grau em sala de aula: Minuto algébrico e Dominó de Equações.

Apresentação sobre como utilizar os jogos para que os alunos aprendam Matemática.

Propomos uma avaliação para que você possa verificar como foi sua aprendizagem sobre as principais ideias discutidas nas últimas quatro aulas.

Nesta etapa trabalharemos com a seguinte habilidade da BNCC:
- (EF09MA09) - Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

Para desenvolver esta competência, vamos associar o estudo de fatoração do trinômio do quadrado perfeito à resolução de equações.

Aqui vamos explorar a relação entre fatoração, produtos notáveis e resolução de equações de segundo grau. A abordagem integrada permite uma maior compreensão dessas noções, bem como possibilita que os alunos estabeleçam conexões entre elas.

Aprofundamento sobre as orientações para o ensino e a aprendizagem das equações de 2º grau.

A ideia é que você possa rever os principais pontos abordados ao longo do estudo que fizemos. Esta retomada ajuda a organizar as aprendizagens, a focar as ideias centrais do estudo realizado e a dimensionar as suas aprendizagens.

Parada para avaliação II.

Fechamento do curso com as devidas referências e apresentação das autoras.

Autoras

Katia Stocco Smole

Katia Stocco Smole

Diretora

Diretora do Mathema, ex-Secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), ex-Membro do Conselho Nacional de Educação, Katia tem mais de 20 anos de atuação na área de Educação. Membro do Movimento pela Base (BNCC – Base Nacional Comum Curricular), Membro do Conselho da Nova Escola, é doutora e mestre em educação com área de concentração em ensino de Ciências e Matemática pela FEUSP, fez licenciatura e bacharelado em Matemática pela FFCL de Moema e cursos de aperfeiçoamento e especialização em Matemática no IME/USP.

Até 1998, Katia foi professora de Matemática no Ensino Médio da rede pública de São Paulo. Técnica em pesquisa e educação do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) no Instituto de Matemática e Estatística IME/USP (de 1989 a 1999), onde participou de diversos projetos de formação e pesquisa sobre ensino de Matemática.

Autora de diversas publicações, Katia é referência na área de Ensino de Matemática e suas tecnologias.

Cristina Dalva Van Berghem Motta

Cristina Dalva Van Berghem Motta

Formadora

Doutora em Educação, na área de Ensino de Ciências, pela Faculdade de Educação da USP; mestre em Educação, na área de Ensino de Ciências, pela Faculdade de Educação da USP; licenciada em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu. É professora da Faculdade do Educador (Feduc), no curso de Pedagogia; coordenadora pedagógica aposentada da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde exerceu função de formadora de professores e de coordenadores pedagógicos na Diretoria Regional de Santo Amaro. Foi professora de Matemática da Educação Básica na rede pública durante 20 anos.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Equações do Segundo Grau”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X