Mathema Mathema

O algoritmo americano no processo de compreensão da divisão

Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
65 dias corridos (após a confirmação da inscrição)
Modalidade do curso:
autoinstrucional
Certificado:
Potencialize o seu currículo e mostre ao mundo que você é um professor preparado para o mercado!

Percurso formativo:

Analisaremos estratégias de resolução envolvendo divisão de números naturais.

Videoaula retomando as propostas da aula anterior e explicando a construção do algoritmo americano, bem como sua importância para a compreensão do cálculo de divisão.

Esta aula propõe atividades para serem vivenciadas com os alunos a fim de explorar o algoritmo americano ou subtrações sucessivas, partindo das estratégias pessoais para o registro desse algoritmo e oportunizando um fechamento com a escrita da aprendizagem.

Estudo de texto sobre a funcionalidade do algoritmo americano ou algoritmo das subtrações sucessivas para a resolução de divisões.

Serão apresentados cinco situações para o cursista solucionar.

Análise de dois procedimentos de cálculo de divisão utilizando o algoritmo americano.

Propiciar ao cursista a oportunidade de explorar alguns pontos característicos e que favorecem a abordagem do algoritmo americano.

Propor situações que envolvam o algoritmo americano contribuindo para o ensino e aprendizagem da divisão.

Resumo em formato de diagrama com as ideias principais sobre o curso.

Avaliar a aprendizagem do curso.

Você conhecerá um pouco sobre o autor do curso, bem como a bibliografia utilizada para a elaboração deste material.

Autoras

Sonia Maria Neves

Sonia Maria Neves

Formadora

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela UPE - Campus Petrolina. Especialista em Programação do Ensino de Matemática pela UPE e em Interdisciplinaridade pelo IBPEX. Professora das Redes Estadual e Municipal de Petrolina - PE. Participou como colaboradora dos Parâmetros Curriculares de Matemática da Rede Estadual de Pernambuco (2012) e da Proposta Pedagógica do Sistema Municipal de Educação de Petrolina-PE (2012/2013). Participou do Time de Autores da NOVA ESCOLA como mentora e autora de Planos de Aula de Matemática. Atua como formadora de professores de Matemática da Secretaria Municipal de Petrolina.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O algoritmo americano no processo de compreensão da divisão”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s
X