Seja o primeiro a avaliar “Explorando o espaço amostral” Cancelar resposta
R$77,99 R$39,00
Nesta aula vamos discutir o conceito de espaço amostral e a importância dele para a aprendizagem da probabilidade.
Faremos uma reflexão acerca da importância do raciocínio combinatório para o ensino da probabilidade no que tange à compreensão do espaço amostral.
Nesta aula faremos uma discussão sobre problemas de contagem para o trabalho em sala de aula em conformidade com a BNCC. Trataremos especificamente dos problemas do tipo “produto cartesiano”.
Aqui a ideia é discutir questões viáveis para o desenvolvimento do raciocínio combinatório no que diz respeito a problemas de “produto cartesiano”.
Nesta aula vamos discutir situações vivenciadas por crianças em propostas pedagógicas que envolvem o trabalho com listas de possibilidades.
Será realizada uma atividade avaliativa considerando o percurso de estudos e aprendizagens percorrido até o momento.
Neste vídeo mostramos que há outros tipos de problemas de contagem que envolvem o raciocínio combinatório, além do produto cartesiano.
Como planejar uma aula envolvendo espaço amostral para ser vivenciada nos anos iniciais.
A ideia desta aula é retomar e refletir acerca de conceitos trabalhados ao longo do curso, estabelecendo uma comparação entre o que foi considerado relevante e o que foi realmente aprendido ou redimensionado.
Avaliar as aprendizagens construídas ao longo do percurso por meio de uma atividade avaliativa.
Fechamos esse curso e você conhecerá um pouco sobre o autor do material, bem como a bibliografia utilizada no decorrer do curso.
Mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Foi coordenadora pedagógica por mais de 20 anos, na rede privada de ensino. Professora de Matemática da Educação Básica. Formadora de professores com foco no Ensino Fundamental e EJA. Colaboradora, em Matemática, da elaboração dos Parâmetros Curriculares para Educação Básica de Pernambuco e dos novos padrões de desempenho para o SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). Especialista em Probabilidade, Estatística e Resolução de Problemas para elaboração de planos de aula da Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann e o Google. Membro do grupo de pesquisa Geração (CNPq) de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilidade do Centro de Educação da UFPE.
Avaliações
Não há avaliações ainda.