Seja o primeiro a avaliar “O brincar e a resolução de problemas” Cancelar resposta
Reflexão sobre a importância do brincar na EI por meio da análise de um vídeo e trechos de especialistas.
Videoaula sobre a relação entre o brincar, a Resolução de Problemas (RP) e a neurociência.
Texto sobre a relação do brincar com a resolução de problemas de Matemática na Educação Infantil, com exemplos de brincadeiras que podem ser usadas.
Apresentação de diferentes tipos de amarelinha, levantamento de hipóteses das principais aprendizagens por meio dessa brincadeira, reflexão sobre a possibilidade de resolução de problemas.
Cinco questões valendo 2 pontos cada.
Análise da proposta de uma brincadeira e um jogo para levantar semelhanças e diferenças entre os dois. Organização de uma tabela com principais características de cada um.
Reflexões a partir do jogo de boliche no trabalho de resolução de problemas com crianças de 5 anos.
Relato de prática de uma professora, que conta como planejar um jogo para uma turma de 4 anos.
Esquema com revisão do conteúdo do curso: o brincar e a resolução de problemas.
Cinco questões valendo 2 pontos cada.
Vamos conhecer um pouco sobre o autor deste material, bem como as referências utilizadas?
Mestre em ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2016), graduada em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1996), especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas Ipiranga (1998). Possui experiência de 25 anos na área de educação e é coordenadora dos projetos de formação continuada do Mathema.
Coordenadora dos Projetos Ciranda e Integrar. Atuou por mais de 20 anos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I como professora, coordenadora e diretora pedagógica. É uma das autoras do Ciranda, material pedagógico voltado para crianças de 3 a 5 anos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.