Mathema Mathema

Recursos para ensinar números

O que ensinar e como ensinar números aos alunos? Quais as melhores práticas e os melhores recursos? Neste curso exploraremos jogos e brincadeiras como formas de propiciar um trabalho eficiente e de qualidade para a aprendizagem de números na infância.

Você aprenderá a:

• Analisar sequências didáticas envolvendo jogos e brincadeiras que auxiliarão os alunos na construção do conceito de número;

• Compreender a concepção de jogo e brincadeira, de modo que eles sejam recursos que favoreçam a aprendizagem e respeitem o tempo de aprendizagem dos alunos;

• Relacionar o uso desses recursos ao desenvolvimento do cérebro infantil, sob a perspectiva da Teoria das Inteligências Múltiplas e das Neurociências.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Educação Infantil
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Refletindo sobre o tema

Apresentação dos motivos que levam diversos educadores a utilizar jogos e brincadeiras como recursos para ensinar e aprender em qualquer lugar e idade.

Sala de aula em ação

Filmagem de uma situação real de sala de aula envolvendo um jogo de contagem.

Vamos refletir?

Reflexão acerca do conceito de jogo, envolvendo a definição de número para as crianças.

De olho na sala de aula

Apresentação de propostas de trabalho com jogos envolvendo a aprendizagem de números.

Organizando a aprendizagem

Lista de ideias e informações importantes desenvolvidas no trabalho com jogos.

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Falando com o especialista

Videoaula sobre as contribuições das neurociências para as brincadeiras no desenvolvimento infantil.

De olho na sala de aula

Sequências didáticas para o trabalho envolvendo números e brincadeiras.

Vamos refletir?

Discussão acerca do papel dos registros para a comunicação oral e escrita em Matemática.

Organizando a aprendizagem

Síntese dos conteúdos estudados no curso para facilitar seu processo de aprendizagem.

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Autoras

Cristiane Chica

Cristiane Chica

Coordenadora Pedagógica

Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Arte (ECA-USP), bacharelada e licenciada em Matemática pela PUC-SP, especialista em tecnologias da educação pela PUC-RS. Possui experiência de 25 anos na área de educação, é coautora de livros didáticos e gestora pedagógica do Mathema.

Sônia Maria Pereira Vidigal

Sônia Maria Pereira Vidigal

Formadora

Mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Foi coorDoutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP), com período sanduíche na Universidade de Harvard. Possui experiência na escola básica como professora e coordenadora. Autora de livros didáticos. Formadora de Professores e professora do Instituto Singularidades.enadora pedagógica por mais de 20 anos, na rede privada de ensino. Professora de Matemática da Educação Básica. Formadora de professores com foco no Ensino Fundamental e EJA. Colaboradora, em Matemática, da elaboração dos Parâmetros Curriculares para Educação Básica de Pernambuco e dos novos padrões de desempenho para o SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). Especialista em Probabilidade, Estatística e Resolução de Problemas para elaboração de planos de aula da Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann e o Google. Membro do grupo de pesquisa Geração (CNPq) de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilidade do Centro de Educação da UFPE.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Recursos para ensinar números”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X