Seja o primeiro a avaliar “Padrões e regularidades na álgebra dos anos iniciais” Cancelar resposta
Entre os objetos de conhecimento da álgebra como unidade temática da Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais estão os padrões e sequências como recursos para a observação e a investigação de regularidades. Este curso foi estruturado com o objetivo de estudar esse tema e apresentar propostas para a sala de aula de modo a permitir ao educador alcançar as habilidades algébricas esperadas dos alunos dessa etapa da escolaridade.
• Conhecer o significado de padrões e regularidades em Matemática.
• Analisar atividades para sala de aula que permitam a compreensão de padrões e regularidades.
• Reconhecer as generalizações entre números e cálculos aritméticos como principal característica do pensamento algébrico.
R$59,99
Atividade para aquecer o tema de estudo.
Animação sobre os conceitos centrais do curso.
Texto de aprofundamento relacionado à BNCC.
Atividade para aquecer o tema de estudo.
Videoaula com os conceitos centrais do curso.
Propostas para colocar em prática com a turma.
Texto de aprofundamento relacionado à aprendizagem do aluno.
Fechamento e sistematização das aprendizagens do curso.
Teste de múltipla escolha.
Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.
Doutora pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, onde foi docente e coordenou o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática. É assessora e parceira de diversas redes de ensino e escolas para as quais realiza consultorias que envolvem análise e elaboração de propostas curriculares, desenvolvimento de material didático, implantação de projetos pedagógicos e formação de professores e equipes gestoras. Coautora do documento de Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 1999 (PCNEM), do PCNEM + Ciências da Natureza e Matemática e de outras publicações, como livros didáticos destinados a professores de Matemática.
Aluna do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática no Instituto Federal de São Paulo. Possui especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade da Lapa (2007) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Foi professora do Ensino Fundamental I da Rede Estadual de São Paulo e coordenadora pedagógica na mesma rede. Também atuou como assessora de escolas e formadora de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na empresa Mathema. Atualmente, é professora de Ensino Fundamental I da rede particular de ensino na cidade de São Paulo.
Avaliações
Não há avaliações ainda.