Seja o primeiro a avaliar “Probabilidade para anos iniciais” Cancelar resposta
R$296,27 R$148,14
Neste curso são abordados a natureza e as consequências da aleatoriedade, a ideia de chance e sua importância na tomada de decisão em situações rotineiras do contexto infantil. Também são objetos de ação e de análise algumas estratégias didáticas capazes de auxiliar os alunos a ampliarem suas concepções iniciais sobre o tema, favorecendo a compreensão de fenômenos aleatórios no mundo em que vivem.
Neste curso iremos discutir acerca do espaço amostral, evidenciando sua importância para o desenvolvimento do pensamento probabilístico na resolução de situações que envolvem Probabilidade. Também são desenvolvidas atividades para sala de aula, com estratégias de intervenção adequadas, que auxiliam os estudantes a evoluir na compreensão do espaço amostral e dos elementos a ele ligados.
Neste curso iremos refletir sobre a importância do ensino da Probabilidade nos Anos Iniciais, especialmente no que diz respeito ao ensino e compreensão relativos à quantificação e à comparação de probabilidades. Tudo acompanhado de propostas e sugestões para sala de aula que potencializam o desenvolvimento do pensamento probabilístico neste nível de ensino.
Neste curso é desenvolvido o planejamento de ações didáticas para serem desenvolvidas na sala de aula visando auxiliar os educadores a redimensionarem suas compreensões acerca do ensino da probabilidade nos anos iniciais. A centralidade das aulas do curso repousa nas reflexões acerca dos desafios e dificuldades no ensino da probabilidade e no uso de jogos para o desenvolvimento de habilidades probabilísticas.
Mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Foi coordenadora pedagógica por mais de 20 anos, na rede privada de ensino. Professora de Matemática da Educação Básica. Formadora de professores com foco no Ensino Fundamental e EJA. Colaboradora, em Matemática, da elaboração dos Parâmetros Curriculares para Educação Básica de Pernambuco e dos novos padrões de desempenho para o SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). Especialista em Probabilidade, Estatística e Resolução de Problemas para elaboração de planos de aula da Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann e o Google. Membro do grupo de pesquisa Geração (CNPq) de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilidade do Centro de Educação da UFPE.
Avaliações
Não há avaliações ainda.