Seja o primeiro a avaliar “Resolução de problemas para anos iniciais” Cancelar resposta
R$296,27 R$148,14
Neste curso, você ampliará sua reflexão acerca do termo “problema”, relacionando-o à resolução de problemas em diferentes campos de conhecimento no ensino e na aprendizagem de Matemática. O jogo também será explorado como um importante aliado da resolução de problemas nas aulas.
A transformação de situações convencionais em desafiadoras é uma forma importante de atuação do professor para desenvolver a habilidade de resolução de problemas nos alunos. A proposta deste curso é analisar estratégias de exploração dos problemas rotineiros para que eles se tornem situações mais motivadoras. Por meio de práticas da sala de aula, será explorada a importância dos recursos de comunicação na resolução de problemas: as discussões orais, a argumentação, o desenho e os registros aritméticos.
Neste curso, apresentaremos os diferentes tipos de problemas e suas características. Discutiremos também sobre as possíveis crenças dos alunos a respeito da resolução de problemas. Quais são elas? O que fazer para rompê-las ou evitá-las? Por meio de um trabalho com painel de solução, abordaremos formas de incentivar o aluno a criar estratégias de resolução, bem como analisar sua validade e interagir com seus pares na busca por validar, justificar ou revisar a solução encontrada.
Neste curso, vamos apresentar situações de aprendizagem nas quais os estudantes possam desenvolver a competência leitora, construir conhecimentos matemáticos e relacioná-los na tentativa de resolver um problema. Para isso, apresentaremos diversas estratégias para ensinar a ler e interpretar problemas, analisando os níveis de complexidade dessas habilidades em sala de aula.
Mestre em ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2016), graduada em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1996), especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas Ipiranga (1998). Possui experiência de 25 anos na área de educação e é coordenadora dos projetos de formação continuada do Mathema.
Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, especialista em Ensino de Matemática pela Universidade de Franca, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, autora de livros didáticos do Ensino Fundamental, professora de Ensino Fundamental e coordenadora da área de Matemática do Ensino Fundamental na rede particular de ensino.
Avaliações
Não há avaliações ainda.