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Nesta aula abordaremos a importância do ensino da Probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pautando-nos em estudos e na BNCC, com foco em quantificação e comparação de probabilidades.
Discutiremos a Probabilidade Clássica - ou Teórica - indicada pela BNCC para o trabalho nos Anos Iniciais, abordando, por meio de problematizações, a quantificação de probabilidades.
Vamos discutir nesta videoaula, além do cálculo de probabilidades, as formas de comunicação de resultados (e representação) de probabilidades indicados pela BNCC.
A proposta desta aula é refletir sobre as situações que envolvam a comparação de probabilidades, discutindo as dificuldades que as crianças podem ter para compreensão do assunto.
Será realizada uma atividade avaliativa considerando o percurso de estudos e aprendizagens percorrido até o momento.
A proposta desta aula é discutir atividades que envolvam a quantificação e a comparação de probabilidades possíveis de serem vivenciadas em sala de aula.
A ideia desta aula é discutir a relação de proximidade e dependência da probabilidade em relação à proporcionalidade. Esta é uma das ideias fundamentais descritas na BNCC, que produz articulações entre os diferentes campos da Matemática.
Nesta aula discutiremos situações que foram vivenciadas por crianças em sala de aula.
A ideia desta aula é retomar e refletir acerca de conceitos trabalhados ao longo do curso, estabelecendo uma comparação entre o que foi considerado relevante e o que foi realmente aprendido ou redimensionado.
Avaliar as aprendizagens construídas ao longo do percurso por meio de uma atividade avaliativa.
Fechamos este curso e você conhecerá um pouco sobre a autora do conteúdo, bem como a bibliografia utilizada.
Mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Foi coordenadora pedagógica por mais de 20 anos, na rede privada de ensino. Professora de Matemática da Educação Básica. Formadora de professores com foco no Ensino Fundamental e EJA. Colaboradora, em Matemática, da elaboração dos Parâmetros Curriculares para Educação Básica de Pernambuco e dos novos padrões de desempenho para o SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). Especialista em Probabilidade, Estatística e Resolução de Problemas para elaboração de planos de aula da Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann e o Google. Membro do grupo de pesquisa Geração (CNPq) de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilidade do Centro de Educação da UFPE.
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