Mathema Mathema

Álgebra para anos finais

Carga Horária: 40 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
Prazo para conclusão do curso:
180 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional
Certificado:
Potencialize o seu currículo e mostre ao mundo que você é um professor preparado para o mercado!

Cursos inclusos:

Uma reflexão sobre as possibilidades de intervenção pedagógica para superação das dificuldades na aprendizagem de álgebra é o foco desta formação. O curso, com duração de 10 horas, contribui para que o professor amplie o seu repertório e proponha alternativas ao desenvolvimento do pensamento algébrico, definido pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como “essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos”.

Neste curso, estudaremos o tema Equações do 1º grau com uma variável, normalmente sistematizado no 7º ano do Ensino Fundamental após breves exercícios com leitura e escrita de expressões algébricas. Neste curso, vamos propor uma nova forma de trabalhar equações na sala de aula, que busca ultrapassar a simples resolução e construir significados mais abrangentes do pensar algébrico.

Neste curso, vamos refletir sobre o papel do cálculo algébrico no desenvolvimento do pensar algébrico. Vamos analisar, também, a sua relação com os processos de comunicação matemática, incluindo o domínio de formas de expressão usando a linguagem algébrica. Por fim, vamos analisar alguns erros comuns no processo de aprendizagem e conferir formas de abordá-los nas aulas.

Neste curso, a ênfase será na resolução das equações de segundo grau, mas de modo a não perder de vista a essência do ensino e da aprendizagem da álgebra nos anos finais - desenvolver o pensamento algébrico e, ainda, o letramento matemático, principal meta da educação matemática na escola básica.

Autoras

Katia Stocco Smole

Katia Stocco Smole

Diretora

Diretora do Mathema, ex-Secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), ex-Membro do Conselho Nacional de Educação, Katia tem mais de 20 anos de atuação na área de Educação. Membro do Movimento pela Base (BNCC – Base Nacional Comum Curricular), Membro do Conselho da Nova Escola, é doutora e mestre em educação com área de concentração em ensino de Ciências e Matemática pela FEUSP, fez licenciatura e bacharelado em Matemática pela FFCL de Moema e cursos de aperfeiçoamento e especialização em Matemática no IME/USP.

Até 1998, Katia foi professora de Matemática no Ensino Médio da rede pública de São Paulo. Técnica em pesquisa e educação do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) no Instituto de Matemática e Estatística IME/USP (de 1989 a 1999), onde participou de diversos projetos de formação e pesquisa sobre ensino de Matemática.

Autora de diversas publicações, Katia é referência na área de Ensino de Matemática e suas tecnologias.

Cristina Dalva Van Berghem Motta

Cristina Dalva Van Berghem Motta

Formadora

Doutora em Educação, na área de Ensino de Ciências, pela Faculdade de Educação da USP; mestre em Educação, na área de Ensino de Ciências, pela Faculdade de Educação da USP; licenciada em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu. É professora da Faculdade do Educador (Feduc), no curso de Pedagogia; coordenadora pedagógica aposentada da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde exerceu função de formadora de professores e de coordenadores pedagógicos na Diretoria Regional de Santo Amaro. Foi professora de Matemática da Educação Básica na rede pública durante 20 anos.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Álgebra para anos finais”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X