Seja o primeiro a avaliar “Aprofundando conhecimentos em Probabilidade” Cancelar resposta
R$77,99 R$39,00
Iniciaremos este curso analisando algumas situações-problema que envolvem a soma das probabilidades de todos os eventos do espaço amostral e o cálculo de probabilidades decorrentes de eventos dependentes ou independentes (habilidades sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular para os anos finais do Ensino Fundamental). A partir dessa análise, vamos refletir sobre porque devemos trabalhar com estes conceitos ainda no Ensino Fundamental e o que os alunos precisam saber para compreendê-los.
Nesta aula vamos conhecer e discutir aspectos matemáticos para calcular probabilidades de eventos em que os alunos reconheçam que a soma das probabilidades de todos os eventos do espaço amostral é igual a 1 ou 100%.
Conhecer propostas de atividades para explorar o estudo da soma de probabilidades de eventos de um espaço amostral é a proposta desta aula. Além disso, iremos discutir como elas podem ser trabalhadas em sala de aula, quais metodologias, recursos e estratégias podem ser usadas e também as dificuldades que os alunos podem apresentar.
Neste momento você poderá avaliar seus conhecimentos sobre o que foi trabalhado na primeira parte do curso - a importância de aprofundar os conceitos de evento, aleatoriedade e espaço amostral (essenciais para o estudo da Probabilidade); metodologias de trabalho, estratégias e dificuldades dos alunos com a soma de probabilidades de todos os elementos do espaço amostral. Esta avaliação será composta por 5 (cinco) questões.
Hora de refletir sobre o conceito de independência de eventos em um espaço amostral a partir de problematizações, avaliando sua importância para o estudo da Probabilidade, quais são as possíveis dificuldades enfrentadas por alunos, quais intervenções podemos fazer para superar estes obstáculos e como avaliar a aprendizagem dos estudantes.
Nesta aula um especialista vai apresentar conceitos relativos aos eventos dependentes e independentes para o cálculo de probabilidades. Ele também vai elucidar como esses eventos podem ser abordados em sala de aula e quais dificuldades os alunos podem apresentar no estudo destes dois conceitos. A análise terá como pano de fundo a observância do espaço amostral.
Nesta aula vamos conhecer algumas situações-problema para trabalhar em sala de aula que envolvem o cálculo de probabilidades a partir de eventos dependentes e independentes.
Nesta aula vamos analisar uma situação de sala de aula na qual um professor trabalhou com duas situações-problema, envolvendo o cálculo de probabilidades a partir de eventos dependentes e eventos independentes.
Nesta aula você terá a oportunidade de retomar as principais informações discutidas ao longo do curso, sistematizando as propostas que podem enriquecer o trabalho em sala de aula e auxiliar os estudantes a desenvolverem seu raciocínio probabilístico, em consonância com as propostas sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular.
Este será um momento para avaliar seus conhecimentos sobre as discussões e reflexões ao longo do curso. Esta avaliação será composta por 5 (cinco) questões e focaremos nas propostas de atividades para o trabalho com a soma de probabilidade de eventos de um espaço amostral e com o cálculo de probabilidades por meio de eventos dependentes e independentes. Além disso, você vai avaliar seus conhecimentos para perceber e lidar com as dificuldades que os alunos possuem para aprender Probabilidade a partir desses conceitos. Com essa avaliação, encerramos nosso curso sobre Probabilidades.
Retomada do objetivo do curso.
É licenciada em Matemática pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência com avaliação de livros didáticos de Matemática para a Educação Básica e, atualmente, desenvolve sua pesquisa de doutorado voltada para a formação do professor de Matemática em espaços colaborativos. Também é integrante do Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilístico - Geração da Universidade Federal de Pernambuco, onde desenvolveu seu estudo de mestrado com foco no conhecimento do professor sobre o uso do Princípio Fundamental da Contagem. As publicações feitas pela autora encontram-se no blog do Geração: http://geracaoufpe.blogspot.com/
Avaliações
Não há avaliações ainda.