Mathema Mathema

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e a Matemática

Neste curso, você aprofundará seus conhecimentos sobre o campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, descrito no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017. A ideia é trabalhar relações entre a Matemática e esse campo de experiências por meio da interação com vários tipos de jogos.

Você aprenderá a:

• Possibilitar a análise e a criação de propostas em Matemática que tenham a ver com o campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

• Reconhecer e aplicar na Matemática as contribuições dos direitos de aprendizagem “brincar” e “explorar”.

• Refletir sobre os conteúdos específicos de Matemática para crianças de 3, 4 e 5 anos, sobre a organização curricular proposta na BNCC e relacionar estas observações com o progresso do trabalho com crianças desta faixa etária.

• Refletir sobre a metodologia da resolução de problemas na Educação Infantil, à luz da BNCC, compreendendo o uso de jogos como um recurso para o desenvolvimento de habilidades.

• Compreender como se dá a construção do conceito de números no campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” a partir do trabalho com o quadro numérico.

• Perceber a arte como elemento transversal no trabalho com a Matemática e o campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

• Planejar aulas relacionadas ao campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, considerando sua integração com o conhecimento matemático.

•Perceber as propostas matemáticas e de que forma contribuem para a aprendizagem da noção de tempo.

•Compreender o trabalho com tempo proposto na BNCC no campo de experiência “Espaços, Tempos,Quantidades, Relações e Transformações”.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Educação Infantil
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional
Certificado:
Potencialize o seu currículo e mostre ao mundo que você é um professor preparado para o mercado!

Percurso formativo:

Iniciaremos o curso propondo uma reflexão inicial sobre o campo de experiência “ Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” e o planejamento de Matemática.

Você assistirá a um vídeo para entender alguns conceitos relacionados à construção do conceito de números e o uso de jogos em matemática.

Você lerá um texto para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Você conhecerá um jogo que poderá ser desenvolvido no campo de experiência “ Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

Você realizará a atividade avaliativa 1 e, caso não obtenha a média, terá a oportunidade de refazer o teste.

Para continuarmos nossos estudos, discutiremos o trabalho com rotina para que os alunos construam a noção de tempo a partir de um relato de prática de uma professora de uma turma de 3 anos.


Nesta aula,, exploraremos mais algumas atividades para o trabalho com a noção de tempo do campo de experiência “Espaços, Tempos; Quantidades; Relações e Transformações” .

Apresentaremos alguns cuidados ao elaborar o planejamento considerando os campos de experiência apresentados na BNCC.

Nesta aula, você terá a oportunidade de retomar os principais tópicos trabalhados no módulo.

Você realizará a atividade avaliativa 2 e, assim como anteriormente, terá a oportunidade de refazer o teste caso não obtenha a média.

Você conhecerá um pouco sobre o autor deste curso, bem como a bibliografia utilizada para a elaboração deste matéria.

Autora

Bruna Giacomeli Maia Santicioli

Bruna Giacomeli Maia Santicioli

Formadora

Bruna Giacomeli Maia Santicioli é mestre e especialista em Língua Portuguesa pela PUC-SP, psicopedagoga e pedagoga. É assessora pedagógica em Educação Infantil e Ensino Fundamental I em escolas públicas e privadas, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância; produtora de artigos e conteúdos didáticos voltados à Educação Infantil e às áreas de Língua Portuguesa e Matemática para o Ensino Fundamental I, além de atuar como editora e revisora de textos. Foi Coordenadora Pedagógica, banca de elaboração de concurso público, professora polivalente de Ensino Fundamental e auxiliar de primeira infância na Educação Infantil.

1 avaliação para Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e a Matemática

  1. Avatar

    Cristiane Cavalcanti Cunha Braga

    Adorei o que está sendo proposto. Fiquei com grande expectativa!

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X