Mathema Mathema

Ensino e Aprendizagem da Divisão

A oportunidade de explorar os significados da divisão – repartição equitativa e medida – e analisar as possibilidades para o resto considerando a natureza das grandezas envolvidas – discretas ou contínuas – são alguns dos estudos que você terá acesso nesta trilha. Além disso, o percurso formativo possibilita o aprendizado envolvendo o algoritmo americano e aprofundará o seu conhecimento sobre algoritmo convencional.

Você aprenderá a:

• Explorar os significados da divisão conforme proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

• Explorar a propriedade distributiva para desenvolver estratégias de cálculo de divisões.

• Compreender o algoritmo americano e sua importância para o ensino e aprendizagem de divisões com significado.

Conheça os cursos que fazem parte desta trilha:

Curso 1 – A resolução de problemas e a aprendizagem da divisão

Curso 2 – Problemas convencionais: como torná-los desafiadores?

Curso 3 – O algoritmo americano no processo de compreensão da divisão

Curso 4 – Como atribuir significado ao algoritmo convencional da divisão?

R$227,96

em até 3x
Carga Horária: 40 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
180 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Autoras

Luciana Tenuta

Luciana Tenuta

Formadora

Mestre em Ensino de Matemática pela PUC Minas é bacharel e licenciada em Matemática pela UFMG. Atua como assessora pedagógica da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte. Foi Supervisora de Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/UFMG. É a especialista responsável pela área de Números do Time de Autores da Revista Nova Escola. Autora de livros didáticos, consultora independente e formadora de professores em Educação Matemática de várias instituições públicas e privadas de todo o país.

Eliane Zanin

Eliane Zanin

Formadora

Especialista na área da educação em Gestão de Pessoas pela UNIBEM e Gestão Pública pela UNICENTRO. É professora de escola pública nos anos iniciais do EF. Foi mentora do Time de Autores de Matemática, da área de números, na construção e publicação de Planos de Aula, alinhados à BNCC. Atuou junto à Associação Nova Escola como Revisora Pedagógica e Editora Técnica dos Planos de Matemática para o EF. Foi orientadora de estudos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Pró-Letramento (na área da Matemática) e do PNAIC dos professores municipais, em Apucarana, PR. Atuou como professora no Ensino Superior, na FACED - Faculdade de Apucarana, e tutora presencial da UFPR em cursos de especialização para professores.

Sônia Maria Neves

Sônia Maria Neves

Formadora

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela UPE - Campus Petrolina. Especialista em Programação do Ensino de Matemática pela UPE e em Interdisciplinaridade pelo IBPEX. Professora das Redes Estadual e Municipal de Petrolina - PE. Participou como colaboradora dos Parâmetros Curriculares de Matemática da Rede Estadual de Pernambuco (2012) e da Proposta Pedagógica do Sistema Municipal de Educação de Petrolina-PE (2012/2013). Participou do Time de Autores da NOVA ESCOLA como mentora e autora de Planos de Aula de Matemática. Atua como formadora de professores de Matemática da Secretaria Municipal de Petrolina.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Ensino e Aprendizagem da Divisão”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *