Mathema Mathema

Ensino e Aprendizagem da Divisão

Carga Horária: 40 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
180 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional
Certificado:
Potencialize o seu currículo e mostre ao mundo que você é um professor preparado para o mercado!

Cursos inclusos:

Neste curso você terá a oportunidade de explorar os significados da divisão - repartição equitativa e medida - conforme está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Vamos analisar também as possibilidades para o resto da divisão, considerando a natureza das grandezas envolvidas: discretas ou contínuas. Além disso, serão propostas atividades para que você poderá vivenciar com seus alunos.

Atendendo ao que está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), neste curso vamos trabalhar com diversas formas de calcular divisões. Para isso, além do cálculo por estimativa, vamos explorar as propriedades que favorecem o cálculo mental. Também vamos discutir a importância das diferentes formas de calcular para a compreensão do significado da divisão, e você terá a oportunidade de refletir sobre algumas estratégias. Ao longo do curso, você terá contato com propostas de atividades para serem vivenciadas com os alunos.

Vamos trabalhar a resolução de situações envolvendo divisão com o algoritmo americano. O objetivo é contribuir para a prática de construção da operação de divisão com significado, analisando e discutindo estratégias e registros de alunos. Para compreender e efetuar divisões pelo processo americano, exploramos a compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND), estimativas e a relação entre multiplicação e divisão. Além disso, apresentaremos sugestões de atividades para vivenciar em sala de aula.

Neste curso você aprofundará seu conhecimento sobre como ensinar significativamente o algoritmo convencional da divisão, fornecendo elementos para que esta operação seja trabalhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pensando nisso e atendendo à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), vamos refletir sobre o ensino do algoritmo e analisar estratégias que levem à sua compreensão. Vamos estudar a importância da relação entre os termos da divisão e o Sistema de Numeração Decimal (SND) por meio de atividades que você poderá desenvolver junto aos seus alunos em sala de aula. Você verá também como utilizar recursos que podem facilitar o ensino e aprendizagem da divisão de uma maneira significativa.

Autoras

Luciana Tenuta

Luciana Tenuta

Formadora

Mestre em Ensino de Matemática pela PUC Minas é bacharel e licenciada em Matemática pela UFMG. Atua como assessora pedagógica da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte. Foi Supervisora de Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/UFMG. É a especialista responsável pela área de Números do Time de Autores da Revista Nova Escola. Autora de livros didáticos, consultora independente e formadora de professores em Educação Matemática de várias instituições públicas e privadas de todo o país.

Eliane Zanin

Eliane Zanin

Formadora

Especialista na área da educação em Gestão de Pessoas pela UNIBEM e Gestão Pública pela UNICENTRO. É professora de escola pública nos anos iniciais do EF. Foi mentora do Time de Autores de Matemática, da área de números, na construção e publicação de Planos de Aula, alinhados à BNCC. Atuou junto à Associação Nova Escola como Revisora Pedagógica e Editora Técnica dos Planos de Matemática para o EF. Foi orientadora de estudos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Pró-Letramento (na área da Matemática) e do PNAIC dos professores municipais, em Apucarana, PR. Atuou como professora no Ensino Superior, na FACED - Faculdade de Apucarana, e tutora presencial da UFPR em cursos de especialização para professores.

Sônia Maria Neves

Sônia Maria Neves

Formadora

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela UPE - Campus Petrolina. Especialista em Programação do Ensino de Matemática pela UPE e em Interdisciplinaridade pelo IBPEX. Professora das Redes Estadual e Municipal de Petrolina - PE. Participou como colaboradora dos Parâmetros Curriculares de Matemática da Rede Estadual de Pernambuco (2012) e da Proposta Pedagógica do Sistema Municipal de Educação de Petrolina-PE (2012/2013). Participou do Time de Autores da NOVA ESCOLA como mentora e autora de Planos de Aula de Matemática. Atua como formadora de professores de Matemática da Secretaria Municipal de Petrolina.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Ensino e Aprendizagem da Divisão”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s
X