Mathema Mathema

O ensino do conceito de função: concepções e propostas para a sala de aula

Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
Prazo para conclusão do curso:
65 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional
Certificado:
Potencialize o seu currículo e mostre ao mundo que você é um professor preparado para o mercado!

Percurso formativo:

Lista com quatro problemas, cada um associado a uma das ideias da Álgebra, para que o cursista comece a perceber a especificidade de cada uma delas.

Texto que sistematiza um comparativo entre as diferentes concepções do ensino em relação ao que a BNCC apresenta e o que se faz normalmente.

Pesquisa sobre o significado da palavra e apresentação de diversas situações nas quais ela aparece para discutir o sentido matemático.

Apresentação de sequência didática que evidencia a ideia de variação de grandezas associada à Função a partir do uso de gráficos em linha de mídia. Discussão do conceito de variáveis dependentes e independentes, pares ordenados, domínio e imagem.

Exercícios de associação das ideias da Álgebra. Questão de concurso sobre o papel de variável, sobre o conceito de Função, como classificar variável dependente e independente e o conceito de domínio e imagem.

Conversa sobre as principais dificuldades apresentadas pelos alunos e orientações para o trabalho (que serão retomadas durante todo o curso).

Jogando e problematizando o jogo “Mestre e Adivinho”.

Texto sobre o uso de jogos nas aulas de Matemática, proposta de relacionar com a sequência didática.

Proposta sobre a interpretação algébrica e modelagem de algumas situações que relacionam grandezas entre si.

Questões que evidenciam a intencionalidade em atividades envolvendo função.

Fechamos este curso e você conhecerá um pouco sobre o autor do material, bem como a bibliografia utilizada no decorrer do curso.

Autora

Letícia Vieira Oliveira Giordano

Letícia Vieira Oliveira Giordano

Formadora

Professora da Educação Básica e de Ensino Superior no curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de São Paulo no Campus Cubatão. Possui experiência com formação inicial e continuada de professores. Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICAMP.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O ensino do conceito de função: concepções e propostas para a sala de aula”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s
X