Mathema Mathema

A Álgebra antes das letras

Carga Horária: 40 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
180 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional
Certificado:
Potencialize o seu currículo e mostre ao mundo que você é um professor preparado para o mercado!

Cursos inclusos:

O pensamento algébrico, um dos aspectos de destaque na área temática de álgebra para os anos iniciais, é o tema central deste curso. Vamos compreender o que constitui esse pensamento, quais atividades favorecem seu desenvolvimento e como ele se caracteriza em cada etapa dos anos iniciais.

Entre os objetos de conhecimento da álgebra como unidade temática da Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais estão os padrões e sequências como recursos para a observação e a investigação de regularidades. Este curso foi estruturado com o objetivo de estudar esse tema e apresentar propostas para a sala de aula de modo a permitir ao educador alcançar as habilidades algébricas esperadas dos alunos dessa etapa da escolaridade.

Entre os principais focos da álgebra na Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais estão as propriedades da igualdade e das operações para o desenvolvimento das ideias centrais de equivalência, variação e interdependência de grandezas. Este curso foi estruturado com o objetivo de estudar esses temas e apresentar propostas para a sala de aula de modo a permitir ao educador alcançar as habilidades esperadas dos alunos desta etapa da escolaridade.

A álgebra como unidade temática da Base Nacional Comum Curricular apresenta como objeto de conhecimento a ser tratado nos anos iniciais do Ensino Fundamental as grandezas diretamente proporcionais como conteúdo para desenvolvimento da ideia central de proporcionalidade. Este curso foi estruturado com o objetivo de estudar o tema e apresentar propostas para a sala de aula de modo a permitir ao educador alcançar as habilidades esperadas dos alunos desta etapa da escolaridade.

Autoras

Maria Ignez Diniz

Maria Ignez Diniz

Diretora

Doutora pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, onde foi docente e coordenou o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática. É assessora e parceira de diversas redes de ensino e escolas para as quais realiza consultorias que envolvem análise e elaboração de propostas curriculares, desenvolvimento de material didático, implantação de projetos pedagógicos e formação de professores e equipes gestoras. Coautora do documento de Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 1999 (PCNEM), do PCNEM + Ciências da Natureza e Matemática e de outras publicações, como livros didáticos destinados a professores de Matemática.

Sílvia Regina de Figueiredo Longato

Sílvia Regina de Figueiredo Longato

Formadora

É professora bacharelada em Ciências, com habilitação em Matemática, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Leciona no Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, da rede estadual de ensino de São Paulo. Realizou, de 2007 a 2012, assessoria e formação continuada na área de Matemática a gestores e professores da rede municipal de Cajamar (SP). Atuou como colaboradora na produção de materiais e no desenvolvimento da formação continuada na área de Matemática, ligados a projetos (Aceleração da aprendizagem e Avaliação da aprendizagem) desenvolvidos pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). Atualmente, é agente técnica de Matemática na formação continuada do Projeto de Educação Integral para o Ensino Médio desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna, em Santa Catarina, e formadora de Matemática pelo Mathema.

Lara Cavalheiro

Lara Cavalheiro

Formadora

Aluna do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática no Instituto Federal de São Paulo. Possui especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade da Lapa (2007) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Foi professora do Ensino Fundamental I da Rede Estadual de São Paulo e coordenadora pedagógica na mesma rede. Também atuou como assessora de escolas e formadora de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na empresa Mathema. Atualmente, é professora de Ensino Fundamental I da rede particular de ensino na cidade de São Paulo.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “A Álgebra antes das letras”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s
X