R$296,27 R$148,14
Por que devo ensinar Probabilidade nas séries finais do Ensino Fundamental? Quais conceitos da Probabilidade devo ensinar aos meus alunos? Como devo ensinar Probabilidade? Por onde começar? Como os alunos aprendem tais conceitos? Para responder estas perguntas vamos falar sobre as bases da Probabilidade e sobre conceitos que precisam ser compreendidos antes mesmo de se pensar em quantificar e calcular probabilidades.
Usando a estratégia da Probabilidade Clássica, o curso aborda os desafios enfrentados por alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem da Probabilidade em sala de aula. Além disso, vamos conhecer propostas de ensino que nos auxiliem a desenvolver em nossos alunos as habilidades probabilísticas que são destacadas na BNCC.
Como aplicar o cálculo de probabilidade em situações cotidianas e o uso da Probabilidade Frequentista nos Anos Finais do Ensino Fundamental são reflexões abordadas neste curso. No decorrer das aulas vamos lhe ajudar a entender em que dimensões do cotidiano essa visão Probabilidade se faz presente e como usar tais situações para desenvolver as habilidades previstas na BNCC sobre esse tema.
Situações-problema envolvendo a soma das probabilidades de todos os eventos do espaço amostral e o cálculo de probabilidades decorrentes de eventos dependentes ou independentes são o tema deste curso. Além disso você vai conhecer estratégias didáticas, com foco na resolução de problemas, para trabalhar o cálculo de probabilidades considerando a soma entre eventos de um espaço amostral.
Licenciada em Matemática pela Universidade de Pernambuco, mestra e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco e já atuou na rede federal de ensino, lecionando em turmas do Ensino Médio. Em sua pesquisa de doutoramento tem por foco a Combinatória, a Probabilidade e as possíveis articulações entre tais áreas da Matemática, tendo em vista o desenvolvimento do raciocínio combinatório e do raciocínio probabilístico de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. É integrante do Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilístico da UFPE - no blog http://geracaoufpe.blogspot.com/ (Links para um site externo)Links para um site externo as integrantes desse grupo divulgam suas pesquisas e textos de diferentes naturezas: anais de eventos, revistas e periódicos, bem como trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.
É licenciada em Matemática pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência com avaliação de livros didáticos de Matemática para a Educação Básica e, atualmente, desenvolve sua pesquisa de doutorado voltada para a formação do professor de Matemática em espaços colaborativos. Também é integrante do Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilístico - Geração da Universidade Federal de Pernambuco, onde desenvolveu seu estudo de mestrado com foco no conhecimento do professor sobre o uso do Princípio Fundamental da Contagem. As publicações feitas pela autora encontram-se no blog do Geração: http://geracaoufpe.blogspot.com/
Amanda –
Muito legal, adorei!