Mathema Mathema

Aprendendo sólidos geométricos e suas planificações

Você sabe que a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) enfatiza os benefícios do trabalho com as planificações dos sólidos geométricos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental? E você já parou para pensar por que esta ênfase ocorre desde esse nível de ensino? Neste curso, vamos refletir um pouco sobre quais habilidades associadas às planificações os alunos podem desenvolver em sala de aula.

Um dos importantes papéis deste curso é auxiliar o trabalho do professor na transposição dos objetos do mundo real (figuras espaciais) para suas representações num único plano (figuras planas). Essa transposição dá condições para que os alunos investiguem com maior profundidade os elementos dos sólidos geométricos – faces, arestas e vértices. Em outras palavras, as planificações são o elo de ligação entre a Geometria Espacial e a Geometria Plana.

Assim, a partir de agora vamos entrar em contato, por exemplo, com atividades para o desenvolvimento da habilidade EF05MA16, que afirma que o aluno deve ser capaz de “associar figuras espaciais às suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos”. Faremos isso sempre respeitando o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico apresentado pelos estudantes em questão, por meio de animações e atividades interativas.

Você aprenderá a:

• Conhecer atividades que permitam o desenvolvimento do pensamento geométrico no nível da análise de sólidos geométricos e suas planificações;

• Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações;

• Associar prismas e pirâmides às suas planificações. Analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais;

• Vincular figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
65 dias corridos (após a confirmação da inscrição)
Modalidade do curso:
autoinstrucional
Certificado:
Potencialize o seu currículo e mostre ao mundo que você é um professor preparado para o mercado!

Percurso formativo:

Slides animados sobre a importância do ensino de planificações de sólidos geométricos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Situação de aprendizagem mostrando o desenvolvimento de uma dobradura passo-a-passo (módulo sonobi quadrangular) para a obtenção de um cubo.

Relato de sala de aula envolvendo a análise das produções de alunos na obtenção das 11 planificações do cubo.

Videoaula retomando os níveis de Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico e discutindo como avançar de um nível para outro por meio das planificações de sólidos geométricos.

Testes sobre os conceitos abordados na primeira etapa do curso.

Animações e atividades interativas para identificar qual é a planificação de um sólido geométrico a partir da abertura de suas arestas.

Sugestões de atividades para sala de aula envolvendo diferentes planificações de um mesmo sólido e de composição de sólidos geométricos a partir de suas faces.

Principais definições matemáticas sobre sólidos geométricos e planificações acompanhadas de animações para auxiliar na compreensão dos conceitos matemáticos.

Apresentação mostrando os principais conceitos desenvolvidos ao longo do curso e como organizar a progressão das habilidades ano a ano nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Testes sobre os conceitos abordados na segunda etapa do curso.

Fechamento do curso com as devidas referências e apresentação do autor.

Autor

Fabricio Eduardo Ferreira

Fabricio Eduardo Ferreira

Formador

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em São José do Rio Preto (2013), onde atuou como professor formador do PNAIC (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa), em 2014. Possui Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental e Ensino Médio pela UNESP de São José do Rio Preto (2002) e licenciatura em Matemática pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva (1999), no qual atua como professor dos cursos de licenciatura em Matemática e licenciatura em Pedagogia. Também é professor efetivo da rede estadual de São Paulo e mentor do Time de Autores da Associação Nova Escola. Suas principais linhas de atuação são História da Matemática e ensino aprendizagem de Matemática por meio de jogos e novas tecnologias.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Aprendendo sólidos geométricos e suas planificações”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s
X