Mathema Mathema

Explorando Sólidos Geométricos

Um dos destaques presentes na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) refere-se ao estudo dos conceitos de Geometria Espacial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Durante muito tempo, essa área da Matemática restringiu-se ao Ensino Médio, fato que causou muitas dificuldades de aprendizagem aos alunos, principalmente no que se refere à visualização de elementos dos sólidos geométricos.

Ao desenvolverem desde cedo noções relacionadas à Geometria Espacial, os estudantes compreendem melhor o mundo em que estão inseridos e interagem com mais propriedade com os elementos presentes nele. Outro fator importante é que nas últimas décadas muitas pesquisas foram realizadas sobre como o indivíduo compreende os conceitos geométricos.

Para ilustrar melhor esses conceitos, neste curso vamos desenvolver atividades a fim de otimizar a aprendizagem de Geometria pelos alunos dos Anos Iniciais.

Você aprenderá a:

• Conhecer atividades que permitam o desenvolvimento do pensar geométrico desde o nível básico de visualização;

• Comparar e classificar os principais sólidos geométricos de acordo com suas características (poliedros, corpos redondos, prismas e pirâmides);

• Definir e identificar corretamente faces, arestas e vértices de um poliedro;

• Relacionar alguns sólidos geométricos com suas respectivas planificações.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias corridos (após a confirmação da inscrição)
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Situações envolvendo formas da natureza para introduzir os sólidos geométricos em sala de aula.

Videoaula com o especialista para conhecer os níveis de compreensão geométricos da teoria da Van Hiele.

Análise de propostas de atividades envolvendo sólidos geométricos e as habilidades previstas na BNCC.

Sugestão de atividade para classificação de sólidos geométricos em sala de aula

Relato de sala de aula envolvendo produções de alunos sobre identificação de características dos sólidos geométricos.

Testes sobre os conceitos abordados na primeira etapa do curso.

Sugestões de atividades envolvendo a identificação dos principais elementos de um sólido geométrico.

Aula sobre a utilização do software Poly para auxiliar o aluno na aprendizagem da planificação de sólidos geométricos e identificação de seus elementos.

Apresentação mostrando os principais conceitos desenvolvidos ao longo do curso.

Teste sobre os conceitos abordados na segunda etapa do curso.

Fechamento do curso com as devidas referências e apresentação do autor.

Autor

Fabricio Eduardo Ferreira

Fabricio Eduardo Ferreira

Formador

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em São José do Rio Preto (2013), onde atuou como professor formador do PNAIC (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa), em 2014. Possui Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental e Ensino Médio pela UNESP de São José do Rio Preto (2002) e licenciatura em Matemática pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva (1999), no qual atua como professor dos cursos de licenciatura em Matemática e licenciatura em Pedagogia. Também é professor efetivo da rede estadual de São Paulo e mentor do Time de Autores da Associação Nova Escola. Suas principais linhas de atuação são História da Matemática e ensino aprendizagem de Matemática por meio de jogos e novas tecnologias.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Explorando Sólidos Geométricos”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X