Mathema Mathema

Plano anual Anos Finais e Ensino Médio

Carga Horária: 190 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
Modalidade do curso:
autoinstrucional
Certificado:
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Cursos inclusos:

Este curso apresentará reflexões a respeito da Perspectiva Metodológica da Resolução de Problemas e o ciclo da resolução de problemas, ampliando o conhecimento a respeito do trabalho com o tema nos diferentes campos de conhecimentos da Matemática e no uso de jogos nas aulas de Matemática.

Neste curso, apresentamos formas de propor um trabalho nas séries finais envolvendo problemas e jogos – o trabalho com diferentes tipos de problemas, o painel de soluções, estratégias para potencializar a leitura de problemas pelos alunos e o trabalho com o erro.

Neste curso, apresentamos como trabalhar com a diversidade de estratégias pessoais dos alunos nas resoluções de problemas com o uso da estratégia didática painel de soluções. Estudamos também a natureza do erro e suas contribuições para a aprendizagem da Matemática.

Neste curso, a proposta é refletir a respeito de situações de aprendizagem nas quais os estudantes possam desenvolver a competência leitora e escritora, construir conhecimentos matemáticos e relacioná-los, na tentativa de resolver o problema, respondendo ao objetivo desse ato de leitura. Para isso, apresentamos diversas estratégias para ensinar a ler e interpretar problemas, analisando os níveis de complexidade dessas habilidades em sala de aula.

Uma reflexão sobre as possibilidades de intervenção pedagógica para superação das dificuldades na aprendizagem de álgebra é o foco desta formação. O curso, com duração de 10 horas, contribui para que o professor amplie o seu repertório e proponha alternativas ao desenvolvimento do pensamento algébrico, definido pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como “essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos”.

Neste curso, estudaremos o tema Equações do 1º grau com uma variável, normalmente sistematizado no 7º ano do Ensino Fundamental após breves exercícios com leitura e escrita de expressões algébricas. Neste curso, vamos propor uma nova forma de trabalhar equações na sala de aula, que busca ultrapassar a simples resolução e construir significados mais abrangentes do pensar algébrico.

Neste curso, vamos refletir sobre o papel do cálculo algébrico no desenvolvimento do pensar algébrico. Vamos analisar, também, a sua relação com os processos de comunicação matemática, incluindo o domínio de formas de expressão usando a linguagem algébrica. Por fim, vamos analisar alguns erros comuns no processo de aprendizagem e conferir formas de abordá-los nas aulas.

Neste curso, a ênfase será na resolução das equações de segundo grau, mas de modo a não perder de vista a essência do ensino e da aprendizagem da álgebra nos anos finais - desenvolver o pensamento algébrico e, ainda, o letramento matemático, principal meta da educação matemática na escola básica.

Por que devo ensinar Probabilidade nas séries finais do Ensino Fundamental? Quais conceitos da Probabilidade devo ensinar aos meus alunos? Como devo ensinar Probabilidade? Por onde começar? Como os alunos aprendem tais conceitos? Para responder estas perguntas vamos falar sobre as bases da Probabilidade e sobre conceitos que precisam ser compreendidos antes mesmo de se pensar em quantificar e calcular probabilidades.

Usando a estratégia da Probabilidade Clássica, o curso aborda os desafios enfrentados por alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem da Probabilidade em sala de aula. Além disso, vamos conhecer propostas de ensino que nos auxiliem a desenvolver em nossos alunos as habilidades probabilísticas que são destacadas na BNCC.

Como aplicar o cálculo de probabilidade em situações cotidianas e o uso da Probabilidade Frequentista nos Anos Finais do Ensino Fundamental são reflexões abordadas neste curso. No decorrer das aulas vamos lhe ajudar a entender em que dimensões do cotidiano essa visão Probabilidade se faz presente e como usar tais situações para desenvolver as habilidades previstas na BNCC sobre esse tema.

Situações-problema envolvendo a soma das probabilidades de todos os eventos do espaço amostral e o cálculo de probabilidades decorrentes de eventos dependentes ou independentes são o tema deste curso. Além disso você vai conhecer estratégias didáticas, com foco na resolução de problemas, para trabalhar o cálculo de probabilidades considerando a soma entre eventos de um espaço amostral.

Sabemos que a unidade temática de Geometria da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) traz maior ênfase na aprendizagem de conceitos relacionados à Geometria das Transformações. Neste curso você aprenderá como desenvolver atividades usando o plano cartesiano junto aos seus alunos para ensinar conceitos de isometria (reflexão, translação e rotação) e homotetia (ampliação e redução).

A inserção das representações geométricas na natureza e no meio artístico são alguns dos elementos estudados neste curso. Alinhada às pesquisas mais recentes sobre aprendizagem de Geometria e em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2017), essa formação propõe tornar mais dinâmica as habilidades desenvolvidas em sala de aula a fim de proporcionar maior interação entre os alunos.

Você já parou para pensar quantos recursos diferentes podemos utilizar para levar aos alunos os conceitos relacionados à simetria? Neste curso você vai conhecer diversas sugestões para desenvolver os conceitos da Geometria das Transformações em sala de aula como os polidiamantes, o geoplano e outros materiais manipulativos.

Sabia que o uso de dobraduras e origamis vem sendo considerado por muitos autores um ótimo recurso para a aprendizagem de conceitos geométricos? Pois neste curso você aprenderá como usar as dobraduras para desenvolver conceitos de isometria (reflexão, translação e rotação) e desenvolver as habilidades previstas na BNCC sobre este tema.

Neste curso retomamos as principais ideias da Álgebra a fim de compreender as especificidades do ensino e aprendizagem de Funções para a construção do pensamento matemático. Conversaremos sobre algumas dificuldades comuns dos estudantes e apresentaremos sugestões de atividades que ajudam a pensar na Função como variação de grandezas, em paralelo ao uso de linguagens formal

Uma das justificativas para o ensino sobre Funções na escola é a possibilidade que elas apresentam para estudarmos o comportamento de fenômenos, tanto do cotidiano como de outras áreas do conhecimento como a Física, a Geografia ou a Economia. Para isso, é necessário desenvolver nos alunos competências associadas a diferentes tipos de representações da Função: linguagem escrita, algébrica, gráfica, tabelas ou quadros, e representações por meio de desenhos ou esquemas. Neste curso vamos apresentar atividades que têm como foco a linguagem matemática associada a essas representações. Também vamos propor reflexões sobre o desenvolvimento de habilidades a elas relacionadas.

Neste curso, vamos apresentar uma proposta de trabalho com funções de 1º e 2º graus que envolve o letramento digital, por meio de duas diferentes ferramentas: softwares de planilha eletrônica, como o Planilhas Google, que constroem tabelas de funções e plotam gráficos de suas representações; e aplicativos que desenham gráficos de função e outros elementos geométricos a partir das suas representações algébricas, como Winplot e Geogebra.

Neste curso apresentaremos a estrutura do documento de Matemática proposto na BNCC de modo que todos possam conhecer sua organização. Discutiremos, também, sobre o que são competências e como podemos mobilizá-las nas aulas de Matemática. Traremos os principais desafios metodológicos sugeridos pela BNCC para quem ensina e aprende Matemática. Por fim, analisaremos algumas práticas de trabalho em sala de aula, levando em consideração os pressupostos discutidos no curso com foco no letramento matemático dos estudantes.

Este curso está organizado em dois blocos: no primeiro bloco tratamos das características de uma aula de matemática mobilizadora e algumas ideias sobre recursos que podem ser adaptados para o trabalho remoto. Na segunda parte, você acompanhará passo a passo como fazer para adaptar uma aula presencial para uma modalidade remota, com ou sem o uso de recursos da internet. Durante o curso você terá acesso a diferentes vídeos, análises de situações em sala de aula, além de propostas de atividades que lhe permitirão transpor as ideias apresentadas para aquelas vivenciadas de acordo com a realidade de seus estudantes.

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