Refletindo sobre o tema
Apresentação dos motivos que levam diversos educadores a utilizar jogos e brincadeiras como recursos para ensinar e aprender em qualquer lugar e idade.
Sala de aula em ação
Filmagem de uma situação real de sala de aula envolvendo um jogo de contagem.
Vamos refletir?
Reflexão acerca do conceito de jogo, envolvendo a definição de número para as crianças.
De olho na sala de aula
Apresentação de propostas de trabalho com jogos envolvendo a aprendizagem de números.
Organizando a aprendizagem
Lista de ideias e informações importantes desenvolvidas no trabalho com jogos.
Parada para avaliação
Teste de múltipla escolha.
Falando com o especialista
Videoaula sobre as contribuições das neurociências para as brincadeiras no desenvolvimento infantil.
De olho na sala de aula
Sequências didáticas para o trabalho envolvendo números e brincadeiras.
Vamos refletir?
Discussão acerca do papel dos registros para a comunicação oral e escrita em Matemática.
Organizando a aprendizagem
Síntese dos conteúdos estudados no curso para facilitar seu processo de aprendizagem.
Avaliação da aprendizagem
Teste de múltipla escolha.
Para finalizar
Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.
Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Arte (ECA-USP), bacharelada e licenciada em Matemática pela PUC-SP, especialista em tecnologias da educação pela PUC-RS. Possui experiência de 25 anos na área de educação, é coautora de livros didáticos e gestora pedagógica do Mathema.
Mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Foi coorDoutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP), com período sanduíche na Universidade de Harvard. Possui experiência na escola básica como professora e coordenadora. Autora de livros didáticos. Formadora de Professores e professora do Instituto Singularidades.enadora pedagógica por mais de 20 anos, na rede privada de ensino. Professora de Matemática da Educação Básica. Formadora de professores com foco no Ensino Fundamental e EJA. Colaboradora, em Matemática, da elaboração dos Parâmetros Curriculares para Educação Básica de Pernambuco e dos novos padrões de desempenho para o SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). Especialista em Probabilidade, Estatística e Resolução de Problemas para elaboração de planos de aula da Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann e o Google. Membro do grupo de pesquisa Geração (CNPq) de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilidade do Centro de Educação da UFPE.
Avaliações
Não há avaliações ainda.