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Compreendendo o cálculo algébrico

Uma das inovações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o desenvolvimento do pensar algébrico desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. A busca por regularidades; a observação e a expressão de padrões; a relação intrínseca com a aritmética (em especial com as propriedades das operações) e a compreensão do sentido da igualdade, entre outros aspectos, marcam o percurso da Álgebra a ser feito nos anos iniciais.

Para os anos finais, é esperado que os estudos de Álgebra retomem, aprofundem e ampliem o que foi explorado nos anos iniciais. A essa altura, é interessante que os estudantes saibam, entre outros aspectos, identificar os diferentes significados das variáveis numéricas em uma expressão, estabelecer a generalização de uma propriedade, investigar a regularidade de uma sequência numérica, indicar um valor desconhecido em uma sentença algébrica e determinar o sentido de variável e incógnita, além de realizar alguns cálculos algébricos.

Neste curso, vamos refletir sobre o papel do cálculo algébrico no desenvolvimento do pensar algébrico. Vamos analisar, também, a relação entre o cálculo algébrico e os processos de comunicação matemática, incluindo o domínio de formas de expressão usando a linguagem algébrica. Por fim, vamos analisar alguns erros comuns no processo de aprendizagem e conferir formas de abordá-los nas aulas.

Você aprenderá a:

Identificar as diferentes ideias da Álgebra;

Analisar erros comuns no aprendizado e formas de abordá-los com os alunos;

Relacionar o cálculo algébrico à concepção de Álgebra como estudo das estruturas;

Apresentar a variável como forma de símbolo manipulável;

Relacionar cálculo aritmético e cálculo algébrico;

Explorar o papel das representações no desenvolvimento do pensar algébrico e do cálculo algébrico.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
Prazo para conclusão do curso:
45 dias corridos (após a confirmação da inscrição)
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Vamos falar sobre as diferentes concepções da Álgebra e as competências que elas mobilizam nas aulas de Matemática.

Reflexão sobre algumas dificuldades que os alunos costumam ter quando começam a aprender Álgebra.

Proposta de duas atividades para sala de aula com podcast introdutório:
- Criptograma
- Investigando construções com cubos.

Vamos abordar uma estratégia interessante para explorar a Álgebra na escola: o chamado ensino híbrido com foco na sala de aula invertida.

Avaliação da apreensão das principais ideias que discutimos na primeira etapa do curso.

Animação sobre o papel das representações na linguagem algébrica.

Vamos explorar a relação entre produtos notáveis e fatoração. A abordagem integrada permite maior compreensão de ambas as noções e possibilita que os alunos estabeleçam conexões entre elas.

Reflexão sobre a fluência e a compreensão no ensino efetivo da matemática.

Vamos rever os principais pontos abordados ao longo de nossos estudos. Essa retomada ajuda a organizar as aprendizagens, focar as ideias centrais do estudo e dimensionar suas aprendizagens.

Para finalizar, propomos algumas questões para você avaliar sua compreensão em relação às ideias que trabalhamos.

Fechamento do curso com as devidas referências e apresentação da autora.

Autora

Katia Stocco Smole

Katia Stocco Smole

Diretora

Diretora do Mathema, ex-Secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), ex-Membro do Conselho Nacional de Educação, Katia tem mais de 20 anos de atuação na área de Educação. Membro do Movimento pela Base (BNCC – Base Nacional Comum Curricular), Membro do Conselho da Nova Escola, é doutora e mestre em educação com área de concentração em ensino de Ciências e Matemática pela FEUSP, fez licenciatura e bacharelado em Matemática pela FFCL de Moema e cursos de aperfeiçoamento e especialização em Matemática no IME/USP.

Até 1998, Katia foi professora de Matemática no Ensino Médio da rede pública de São Paulo. Técnica em pesquisa e educação do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) no Instituto de Matemática e Estatística IME/USP (de 1989 a 1999), onde participou de diversos projetos de formação e pesquisa sobre ensino de Matemática.

Autora de diversas publicações, Katia é referência na área de Ensino de Matemática e suas tecnologias.

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