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Sabia que o uso de dobraduras e origamis vem sendo considerado por muitos autores um ótimo recurso para a aprendizagem de conceitos geométricos? Sua utilização é tão positiva que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (BRASIL, 1997, p. 83) citam, em seu documento introdutório, que um trabalho feito com dobraduras e recortes pode contribuir para o desenvolvimento de atividades geométricas de diversos tipos.
Além disso, o trabalho com dobraduras também é pleiteado em muitas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), desde o Campo de Experiência “Traços, Sons, Cores e Formas”, da Educação Infantil (EI03TS02), até mesmo no componente curricular Arte para os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF15AR04) e anos finais (EF69AR05).
• Conhecer atividades envolvendo dobraduras para auxiliar o aluno na construção dos conceitos relacionados à simetria;
• Desenvolver os conceitos de simetria por reflexão, translação e rotação usando origamis;
• Explorar noções de homotetia usando dobraduras.
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Situações envolvendo dobraduras, origamis e simetrias no cotidiano.
Sugestões de atividades envolvendo dobraduras e polígonos com 1 eixo de simetria.
Análise de atividades em sala de aula envolvendo dobraduras e polígonos com 2 eixos de simetrias.
Animação mostrando como explorar simetrias de reflexão, translação e rotação usando dobraduras.
Teste sobre os conhecimentos abordados na primeira etapa do curso.
Sugestões de atividades envolvendo dobraduras e figuras semelhantes (homotetias).
Definições e conceitos matemáticos abordados no curso envolvendo isometrias e homotetias.
Texto de aprofundamento mostrando a origem do origami e dicas para usá-lo em sala de aula.
Sistematização dos principais conceitos sobre transformações geométricas abordados no curso.
Testes sobre os conceitos abordados na segunda etapa do curso.
Fechamento do curso com as devidas referências e apresentação do autor.
Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em São José do Rio Preto (2013), onde atuou como professor formador do PNAIC (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa) em 2014. Possui Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental e Ensino Médio pela UNESP de São José do Rio Preto (2002) e licenciatura em Matemática pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva (1999) onde é professor dos cursos de licenciatura em Matemática e licenciatura em Pedagogia. Também é professor efetivo da rede estadual de São Paulo e mentor do Time de Autores da Associação Nova Escola. Suas principais linhas de atuação são História da Matemática e ensino aprendizagem de Matemática através de jogos e novas tecnologias.
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