Mathema Mathema

O sistema de numeração decimal: das hipóteses às intervenções

23 de maio de 2019

Katia Stocco Smole Diretora do Mathema É comum que ao ensinar o sistema de numeração decimal na escola sigamos um roteiro que se inicia nas unidades, passa pelas dezenas, chega às centenas e assim por diante. Espera-se com esse

A PERVERSIDADE DA EXIGÊNCIA DA RESPOSTA CERTA

23 de maio de 2019

Maria Ignez Diniz Diretora do Grupo Mathema Quero dividir com vocês, professores, uma reflexão que fiz recentemente ao analisar trabalhos de diferentes educadores dos diversos segmentos escolares. Por formação, todos nós, nas aulas de matemática, sempre buscamos dar a

TREINO OU EXERCITAÇÃO?

23 de maio de 2019

Por Kátia Stocco Smole, diretora do Mathema, e Cristiane Chica, gestora pedagógica do Mathema A palavra treino pode ser associada a diversas atividades realizadas pelos seres humanos. Treina-se para praticar melhor um esporte, para falar em público, para melhorar o desempenho em

QUANDO UTILIZAR UMA EXPRESSÃO NUMÉRICA?

20 de maio de 2019

  “Dei para meus alunos o problema: ‘Eduardo tinha 10 balas. Deu 5 balas para Mariana e 3 para Gabriela. Com quantas balas ele ficou?’ Alguns alunos resolveram como se fosse uma expressão numérica, sem saberem ainda o que

COMO LER UMA FRAÇÃO?

20 de maio de 2019

  “Qual a melhor forma de ler uma fração com os meus alunos?” Nossa indicação é para que você nunca leia “o número de cima e o número de baixo” para expressar o valor da fração. Isso porque, os

1 2 35 36 37
X