Mathema Mathema

A MATEMÁTICA NA ESCOLA: PELOS CAMINHOS DO SABER, DO SENTIR E DO QUERER

23 de maio de 2019

Kátia Cristina Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema Nos últimos vinte anos, as pesquisas em Educação Matemática avançaram de modo inegável. Ainda que concordemos que falta muito que fazer, certo é que hoje há mais consciência e ações realizadas

AVALIAÇÃO: UMA LONGA CAMINHADA NA BUSCA POR RESPOSTAS

23 de maio de 2019

Kátia Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema No livro Avaliação e Educação Matemática, Paulo Abrantes traz novos pontos sobre um tema muito questionado por educadores: a avaliação. A avaliação como distância não reforça a ideia do pré-requisito? Haverá uma relação

A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO

23 de maio de 2019

Kátia Cristina Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema O significado de inteligência tem sido, ao longo do tempo, motivo de estudo de psicólogos, filósofos, neurologistas, pedagogos e pesquisadores da ciência cognitiva. Esse interesse em pesquisar sobre a inteligência gerou

UMA SOMA NA MULTIPLICAÇÃO

23 de maio de 2019

Katia Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema Na multiplicação de dois números com dois ou mais algarismos cada, por que deslocamos uma casa para a esquerda ao somarmos as parcelas?Para responder à pergunta, observe o seguinte exemplo: Ao realizar

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

23 de maio de 2019

Katia Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema Para iniciar este artigo, cuja meta é analisar aspectos referentes à educação matemática na escola infantil, trago um pequeno diálogo entre Sofia, de 4 anos, e sua família. A brincadeira da vez,

1 2 34 35 36 37
X