Reflexões

O que devemos esperar da escola de hoje? Qual o papel do planejamento na vida do professor e do aluno? Fazer contas com os dedos pode atrapalhar o aprendizado das crianças?

O universo da educação está sempre repleto de dúvidas e anseios. Dividimos aqui algumas reflexões sobre temas que geram questionamentos em diversos professores.

abril 3, 2017
desafiodacrise

Matemática na escola atual e o desafio de superar a crise

Por Kátia Stocco Smole, diretora do Mathema, Imaginemos que, por uma decisão inusitada, no Brasil fosse decidido abolir as aulas de matemática das escolas. Não faltariam […]
agosto 26, 2016
nadadoratreinoamarela

Treino ou exercitação?

Por Kátia Stocco Smole, diretora do Mathema, e Cristiane Chica, gestora pedagógica do Mathema A palavra treino pode ser associada a diversas atividades realizadas pelos seres humanos. […]
maio 25, 2016
matematicadificil

A perversidade da exigência da resposta certa

Maria Ignez Diniz Diretora do Grupo Mathema Quero dividir com vocês, professores, uma reflexão que fiz recentemente ao analisar trabalhos de diferentes educadores dos diversos segmentos […]
abril 15, 2016
imagembolajarra

O sistema de numeração decimal: das hipóteses às intervenções

Katia Stocco Smole Diretora do Mathema A professora de uma turma de primeiro ano fez um ditado de números. Ela ditou os números 26, 341 e […]
março 24, 2016
mat_edu_infantil

Matemática na educação infantil

Katia Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema Para iniciar este artigo, cuja meta é analisar aspectos referentes à educação matemática na escola infantil, trago um pequeno […]
agosto 27, 2015
uma_soma

Uma soma na multiplicação

Kátia Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema Na multiplicação de dois números com dois ou mais algarismos cada, por que deslocamos uma casa para a esquerda […]
julho 2, 2015
A-Teoria-das-Inteligências-Múltiplas_-uma-Perspectiva-de-Inclusão

A Teoria das Inteligências Múltiplas: uma Perspectiva de Inclusão

Kátia Cristina Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema O significado de inteligência tem sido, ao longo do tempo, motivo de estudo de psicólogos, filósofos, neurologistas, pedagogos […]
julho 2, 2015
AVALIAÇÃO_-UMA-LONGA-CAMINHADA-NA-BUSCA-POR-RESPOSTAS

Avaliação: uma Longa Caminhada na Busca por Respostas

Kátia Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema No livro Avaliação e Educação Matemática, Paulo Abrantes traz novos pontos sobre um tema muito questionado por educadores: a […]
julho 2, 2015
A-MATEMÁTICA-NA-ESCOLA_-PELOS-CAMINHOS-DO-SABER,-DO-SENTIR-E-DO-QUERER

A Matemática na Escola: pelos Caminhos do Saber, do Sentir e do Querer

Kátia Cristina Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema Nos últimos vinte anos, as pesquisas em Educação Matemática avançaram de modo inegável. Ainda que concordemos que falta […]