Por equipe Mathema Você já transformou um obstáculo em oportunidade? A professora Áfia Macêdo Cruz, do Ceará, sim! A princípio, ela queria ser arquiteta, mas após ser reprovada no vestibular por causa da Matemática, resolveu ampliar seus conhecimentos prestando
Por equipe Mathema Contar histórias não é só para pescador. Professores também adoram falar sobre suas práticas em sala de aula, contar “causos” e falar, sobretudo, como conseguiram mudar o olhar de seus alunos a respeito de determinado assunto,
“Como trabalhar o QVL (quadro valor de lugar) com crianças de 1° ano do Ensino Fundamental?” Responder a essa pergunta exige uma primeira reflexão: para que usamos o quadro valor de lugar (QVL) ou cartaz de valor lugar (CAVALU)?
A questão que recebemos é a seguinte: “Como demonstrar as propriedades de potenciação e radiciação de modo que o aluno possa relacioná-las ao seu cotidiano e assim estabelecer relações significativas?” Acredito que a professora espera um exemplo bem
“Qual seria a série mais adequada para explorar a correspondência biunívoca?” Essa é uma pergunta bastante interessante eu vou começar a respondê-la trazendo a ideia do que seja a correspondência biunívoca, que consiste em atribuir a cada