Kátia Cristina Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema Nos últimos vinte anos, as pesquisas em Educação Matemática avançaram de modo inegável. Ainda que concordemos que falta muito que fazer, certo é que hoje há mais consciência e ações realizadas
Kátia Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema No livro Avaliação e Educação Matemática, Paulo Abrantes traz novos pontos sobre um tema muito questionado por educadores: a avaliação. A avaliação como distância não reforça a ideia do pré-requisito? Haverá uma relação
Kátia Cristina Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema O significado de inteligência tem sido, ao longo do tempo, motivo de estudo de psicólogos, filósofos, neurologistas, pedagogos e pesquisadores da ciência cognitiva. Esse interesse em pesquisar sobre a inteligência gerou
Katia Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema Na multiplicação de dois números com dois ou mais algarismos cada, por que deslocamos uma casa para a esquerda ao somarmos as parcelas?Para responder à pergunta, observe o seguinte exemplo: Ao realizar
Katia Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema Para iniciar este artigo, cuja meta é analisar aspectos referentes à educação matemática na escola infantil, trago um pequeno diálogo entre Sofia, de 4 anos, e sua família. A brincadeira da vez,