Quando dividimos 1025 por 5, porque colocamos o arco sobre o 1 e o 0? Porque 1 não dá para dividir por 5 se 1 vale 1000? A questão envolvida nessa pergunta relaciona-se com a forma pela qual
Quando exploramos o quadro numérico com os alunos podemos falar “família do dez”, “família do 20”? Nós sempre preferimos não antropomorfizar os números. Assim como não há família de letras, por que haveria dos números? Não é um
“Quando dividimos 1025 por 5 é obrigatório começar da esquerda para direita?” Não, não é. Tanto que se decompusermos o 1025 para dividir podemos fazer (1000+20+5): 5 e podemos começar dividindo 5: 5, depois 20:5 e 1000:5
Devemos dizer “casa das dezenas”, “casa das unidades”, ” casa das centenas”? Não é o mais adequado! Embora pareça simpático e possa soar como “algo próximo à realidade dos alunos”, devo dizer que os números não moram em
“Ouvi dizer que o zero representa a ausência de quantidade. Porém, eu havia aprendido que o valor de um numeral depende da posição dele em um número. Pode me ajudar a entender isso?” Quando dizemos que